Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ciberataque às forças ucranianas afetou utilizadores em toda a Europa

Um ciberataque direcionado a uma rede de satélites usada pelo governo e agências militares da Ucrânia, logo após o início da invasão russa, também afetou dezenas de milhares de utilizadores de Internet em toda a Europa, foi hoje divulgado.

Ciberataque às forças ucranianas afetou utilizadores em toda a Europa
Notícias ao Minuto

22:00 - 30/03/22 por Lusa

Tech Ucrânia

O proprietário destes satélites, a Viasat, com sede nos Estados Unidos, revelou hoje novos detalhes sobre como ocorreu o maior ciberataque, conhecido desde o início da guerra na Ucrânia e o seu amplo impacto.

O ataque afetou utilizadores da Internet desde a Polónia à França e impediu o acesso remoto a milhares de torres eólicas na Europa Central, noticia a agência Associated Press (AP).

No comunicado, a Viasat não apontou quem acredita ter sido o responsável pelo ataque, embora na altura as autoridades ucranianas tenham culpado 'hackers' russos.

A ação terrorista ocorreu no momento em que a Rússia estava a lançar a sua invasão à Ucrânia e foi considerada o início de uma vaga de ciberataques para além da zona de conflito.

No entanto, até agora, estes ataques não se materializaram, embora investigadores sobre cibersegurança refiram que as operações cibernéticas mais impactantes relacionadas com a guerra estão a ocorrer "nas sombras".

Uma série de ataques menores, aparentemente realizados por voluntários, estarão em curso.

O ataque demonstrou como a tecnologia de satélite que serve clientes militares e civis pode ser um alvo durante um conflito, causando impacto em pessoas e empresas longe do campo de batalha.

Nas primeiras horas de 24 de fevereiro, a rede de satélites KA-SAT começou a ser alvo de um ataque, deixando 'offline' um grande número de 'modems' de Internet.

Depois, seguiu-se um ataque destrutivo com uma atualização de 'software' malicioso que deixou inoperacionais dezenas de milhares de serviços de Internet em toda a Europa, revelou a Viasat.

A empresa explicou ainda que enviou 30.000 aparelhos de substituição para clientes afetados em toda a Europa, a maioria utilizadora do serviço de Internet de banda larga em casa.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre os quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Aumento de ciberataques com sucesso em Portugal gera preocupação

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório