Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

YouTube removerá vídeos falsos sobre fraude eleitoral no Brasil

Desde 2018 que o presidente Bolsonaro tem atacado o sistema de voto eletrónico.

YouTube removerá vídeos falsos sobre fraude eleitoral no Brasil
Notícias ao Minuto

09:32 - 23/03/22 por Miguel Dias

Tech Youtube

As eleições presidenciais do Brasil estão marcadas para o mês de outubro mas, aparentemente, o problema da desinformação já está a ser tido em conta pelas principais plataformas digitais.

Uma delas é o YouTube, que já afirmou que removerá qualquer vídeo que “promova alegações falsas que fraude, erros ou problemas técnicos tenham mudado o resultado” das eleições de 2018.

Os escritórios do YouTube no Brasil estarão particularmente atentos a estas notícias falsas, as quais foram difundidas durante e após a última campanha presidencial. O presidente Bolsonaro, que acabou por vencer em 2018, foi particularmente insistente nas teorias da conspiração que o sistema de voto eletrónico seria usado para defraudar os resultados - isto apesar de todas as auditorias e evidências apontarem para a segurança do sistema de voto.

Conta a AFP que os analistas políticos acreditam que Bolsonaro poderá seguir os passos do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e recusar aceitar os resultados em caso de derrota.

Especula-se que as notícias falsas venham a ser parte da estratégia da campanha de Bolsonaro, motivo que levou o YouTube a anunciar que estará atento a movimentações durante a campanha eleitoral dos próximos meses.

Leia Também: Supremo brasileiro suspende bloqueio de rede social Telegram

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório