Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Consórcio em Gouveia desenvolve cibersegurança para municípios

Um consórcio empresarial de Gouveia, no distrito da Guarda, liderado pela "The Rock", desenvolveu serviços de cibersegurança para "garantir a integridade" dos sistemas de informação dos municípios.

Consórcio em Gouveia desenvolve cibersegurança para municípios
Notícias ao Minuto

12:38 - 07/03/22 por Lusa

Tech Cibersegurança

"Para dar resposta à crescente necessidade de segurança da informação e para responder às exigências legais do Decreto-Lei 65/2021, que obriga a Administração Pública a procedimentos de segurança de informação e de infraestruturas informáticas, o projeto 'The Rock' desenvolveu um conjunto de serviços que disponibiliza à Administração Local, que é o 'Secure County'", referiram os promotores em comunicado enviado à agência Lusa.

O 'Secure County' é um conceito "que foi especialmente desenvolvido para garantir a segurança da informação, detetando vulnerabilidades, prevenindo intrusões e recuperando incidentes que eventualmente venham a acontecer, numa perspetiva holística de melhoria contínua que permite assegurar tranquilidade e segurança em todos os sistemas dos Municípios Portugueses".

O serviço será oferecido em três patamares, "adaptando-se às especificidades de cada município, oferecendo serviços desde Gestão de Vulnerabilidades, Gestão de Risco, Conformidade Processual até à monitorização de Cibersegurança e de resposta a incidentes 24/7".

"Este serviço foi desenvolvido por um consórcio de empresas recentemente instaladas em Gouveia e liderado pelo 'The Rock', combinando as mais recentes tecnologias de líderes mundiais, com uma equipa de profissionais altamente qualificados na área da Engenharia Informática e da Cibersegurança", explicaram os promotores.

O consórcio "encontra-se neste momento a apresentar a solução à generalidade dos Municípios Portugueses, assim como a outras entidades da Administração Local".

O projeto empresarial "The Rock" foi apresentado publicamente em julho de 2021, numa sessão realizada no edifício dos Paços do Concelho de Gouveia.

Como os promotores referiram na ocasião, o projeto iria "criar e desenvolver um ecossistema digital e de tecnologias de informação a partir de Gouveia".

Nuno Ramos, responsável financeiro do projeto, adiantou à Lusa que estimava realizar um investimento "superior a dois milhões de euros e a criação de mais de 50 postos de trabalho", num horizonte de cinco anos.

O projeto "The Rock" "pretende aproveitar uma série de fatores que são muito construtivos a partir de Gouveia, nomeadamente as questões geográficas, que permitem transmitir uma maior sensação de segurança e, a partir do município, prestar serviços na área da cibersegurança para empresas e instituições públicas", declarou.

No dia 01 de fevereiro, no âmbito das comemorações da elevação de Gouveia a cidade, o município inaugurou uma Incubadora de Negócios, que resultou da obra de reconversão do espaço da antiga fábrica têxtil Belino & Belino, destinada a acolher o projeto "The Rock", segundo a autarquia.

Leia Também: Ciberataques em Portugal podem ser replicados em Cabo Verde

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório