Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Vodafone garante que serviço está de "regresso à normalidade"

A informação foi avançada pela empresa em comunicado enviado às redações.

Vodafone garante que serviço está de "regresso à normalidade"

Depois do ataque informático que trouxe inúmeras dificuldades técnicas aos serviços da Vodafone, a empresa veio agora garantir que a oferta disponibilizada aos seus clientes já está de "regresso à normalidade".

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Vodafone revela que esta foi "uma semana de esforços desenvolvidos para restabelecer as operações da Vodafone Portugal", após o ciberataque ter causado perturbações ao serviço da empresa durante os últimos dias.

Ainda assim, a Vodafone admite que possam ainda "vir a verificar-se situações de instabilidade pontual" na sua oferta. Mas a empresa diz também que a rede já se encontra "estabilizada", o que inclui, "além da voz móvel e fixa, também os serviços de dados e de televisão", pode ler-se na mesma nota. 

Numa perspetiva "interna", a marca assume ainda existir "muito trabalho pela frente para assegurar a total sustentabilidade da operação" em outros aspetos que, embora não relacionados com a "disponibilidade dos serviços" aos clientes, também "impactam a empresa".

No comunicado, a marca de telecomunicações esclarece ainda que esta sexta-feira foi um dia "especialmente dedicado ao restabelecimento da totalidade das funcionalidades especificas para clientes empresariais". Um processo que, segundo a Vodafone, se encontra "praticamente" concluído.

A empresa diz ainda ter sido capaz de garantir, "em menos de 24 horas", o restabelecimento das redes 4G e 5G, depois do ataque informático de que foi alvo ter inutilizado esses mesmos serviços.

A Vodafone Portugal diz ainda continuar, neste momento, a colaborar com as autoridades na investigação em curso, adianta a nota de imprensa.

Na terça-feira, a empresa de telecomunicações tinha confirmado que tinha sido alvo de um ciberataque, o qual tinha provocado disrupções várias aos seus serviços. O episódio afetou, particularmente, os serviços da "rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital", revelou na altura a Vodafone.

Até ao momento, ainda não se sabe quem esteve por detrás deste ataque informático. 

[Notícia atualizada às 17h54]

Leia Também: Hoje é notícia: João planeou matança; Vodafone? PJ investiga pista russa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório