Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Piratas informáticos divulgam imagens contra o regime do Irão

Uma plataforma de vídeo que divulga programas da televisão estatal iraniana reconheceu hoje ter sofrido problemas técnicos, permitindo que piratas informáticos dissidentes transmitissem mensagens contra o regime.

Piratas informáticos divulgam imagens contra o regime do Irão
Notícias ao Minuto

15:00 - 02/02/22 por Lusa

Tech Segurança

A Telewebion anunciou ainda que sofreu problemas de "irregularidades de infraestrutura", na terça-feira, e que sofreu falhas no acesso aos arquivos.

Os problemas surgiram quando uma mensagem de vídeo, cuja autoria foi reivindicada por um grupo de piratas informáticos autodenominado "A Justiça de Ali", começou a circular na Internet.

Na mensagem, um homem, em representação do grupo, afirma, com a voz distorcida, que o Governo do Irão não os conseguirá "silenciar".

"Vamos queimar 'hijabs' [o lenço que cobre o cabelo, segundo o preceito islâmico]. Vamos queimar as suas fotos e cartazes de propaganda. Vamos derrubar os seus ídolos. Vamos revelar os seus palácios, para que o povo os possa punir", diz a mensagem divulgada na Internet.

Em agosto passado, o grupo autodenominado "A Justiça de Ali" já tinha divulgado imagens que denunciavam as más condições na prisão de Evin, no Irão, alegadamente obtidas pelos piratas informáticos.

A divulgação deste vídeo acontece nas vésperas das comemorações da Revolução Islâmica de 1979, que decorrem este mês.

Na passada semana, um outro aparente ataque informático tinha afetado vários canais da televisão estatal do Irão, colocando-os a transmitir imagens de líderes de um grupo dissidente exilado, bem como a imagem de um cartaz que pedia a morte do líder supremo do regime iraniano.

O incidente de hoje é o mais recente de uma série de ciberataques contra a República Islâmica, num momento em que a comunidade internacional tenta recuperar o acordo nuclear assinado em 2015 com o regime de Teerão.

Em outubro, um ataque ao sistema de distribuição de combustível do Irão paralisou postos de gasolina em todo o país, desencadeando longas filas de motoristas indignados perante as dificuldades de abastecimento.

Leia Também: Twitter da TAP foi atacada por 'hackers'. Investigação está a decorrer

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório