Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Universidade do Iowa quer construir casas acessíveis com impressora 3D

O projeto pretende ajudar cidade rural atingida por inundações em 2017.

Universidade do Iowa quer construir casas acessíveis com impressora 3D
Notícias ao Minuto

16:02 - 24/12/21 por Notícias ao Minuto

Tech 3D

A Iowa State University (ISU), no estado norte-americano do Iowa, anunciou que pretende utilizar a sua impressora 3D gigante para fabricar casas a preços acessíveis para uma cidade rural.

Segundo a instituição, o projeto da College of Design, financiado em parte por uma doação de 1,4 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) do Programa de Infraestruturas Estratégicas norte-americano, construirá um bairro inteiro em Hamburgo, no Iowa, uma cidade rural que foi severamente danificada por inundações em 2019.

A escola explicou, em comunicado, que a impressora 3D gigante, que tem um sistema suspenso que distribui betão, pode construir uma casa inteira numa questão de dias. Pete Evans, professor assistente de design na ISU, referiu que o projeto tem como objetivo a criação de casas com preços acessíveis para a zona rural de Iowa.

"Desde 2008, tem existido uma escassez no mercado de habitação residencial", disse Evans, citado na nota. "Isso é parte da razão pela qual, nos últimos dois anos, vimos um aumento maciço nos preços e na demanda por imóveis."

A ISU crê que o projeto do bairro de Hamburgo poderá ainda ajudar a equipa a "entender o design, a acessibilidade, as zonas e os códigos de construção, o envolvimento da comunidade e serve treino" para quando o projeto se expandir para outros locais.

"Isto vai acelerar a construção de habitação acessível para que possamos autonomizar algumas das funções e construir mais rapidamente a menor custo", elaborou ainda Evans, numa entrevista a um meio de comunicação local.

Leia Também: Prótese do olho realista criada com recurso a impressão 3D

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório