Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Facebook denuncia desinformação com origem na China

Uma campanha específica dava conta de um biólogo suíço que afirmava que os EUA queriam culpar a China pela pandemia de Covid-19.

Covid-19. Facebook denuncia desinformação com origem na China

A empresa responsável pelo Facebook, a Meta, partilhou um relatório que contém detalhes sobre aquela que foi uma das notícias falsas sobre a Covid-19 mais populares na sua rede social durante o último verão.

A campanha de desinformação, alegadamente criada por empresas ligadas ao governo da Chinês, criou um biólogo da Suíça, de nome Wilson Edwards, que afirmava que os EUA estavam a tentar culpar a China pela pandemia de Covid-19.

Diz a Meta (via Business Insider) que esta campanha esteve ativa entre os dias 24 de julho e 10 de agosto e que foi amplamente disseminada no Facebook a nível global, com publicações de media chinesas a propagarem ainda mais a história.

A conta deste biólogo falso foi apagada pelo Facebook depois da embaixada da Suíça em Pequim, China, ter confirmado que não havia qualquer registo de um cidadão suíço com esse nome.

“A nossa investigação descobriu que quase toda a disseminação inicial da história do ‘Wilson Edwards’ na nossa plataforma não era verdadeira - mas sim o trabalho de uma operação multifacetada e influência sem sucesso com origem na China”, pode ler-se no comunicado da Meta.

Leia Também: É oficial. Aquisição da Giphy pelo Facebook foi bloqueada

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório