Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Unesco adota primeira recomendação sobre ética da inteligência artificial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) adotou a primeira recomendação sobre ética da inteligência artificial, que fixa como princípios a transparência de dados e a preservação do ambiente.

Unesco adota primeira recomendação sobre ética da inteligência artificial
Notícias ao Minuto

17:03 - 29/11/21 por Elsa Resende

Tech Dados

O texto, aprovado recentemente pelos 193 membros na 41.ª Assembleia-Geral, em Paris, França, "estabelece os valores e princípios que guiarão a construção do quadro jurídico necessário para garantir o desenvolvimento saudável da inteligência artificial".

Um dos princípios é a transparência de dados: As pessoas devem poder aceder aos seus registos de dados pessoais e inclusive apagá-los.

Por outro lado, a recomendação proíbe explicitamente o uso de sistemas de inteligência artificial para a vigilância em massa.

A Unesco adverte que "estas tecnologias são muito invasivas e amplamente utilizadas", ao ponto de violarem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Noutro campo, o texto pede aos governos para que "avaliem o impacto ambiental direto e indireto ao longo do ciclo de vida dos sistemas de inteligência artificial", incluindo a sua pegada de carbono e o consumo de energia, e incentiva-os a investirem em tecnologias limpas, instruindo para que não sejam usados sistemas de inteligência artificial que tenham "um impacto negativo desproporcional no meio ambiente".

Caberá a cada Estado-Membro da Unesco adaptar a recomendação às suas leis.

Leia Também: NATO pede mais investimento em IA perante ameaça da China

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório