Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Google lança nova área em Portugal dedicada ao jornalismo

O Notícias ao Minuto também pode ser encontrado nos Destaques Jornalísticos da Google.

Google lança nova área em Portugal dedicada ao jornalismo
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/11/21 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Google

A Google anunciou oficialmente o lançamento em Portugal dos Destaques Jornalísticos, uma nova área dedicada ao jornalismo e que possibilitará aos internautas estarem a par de todos os assuntos da atualidade. Esta nova área fica disponível a partir desta terça-feira, dia 30 de novembro.

O Notícias ao Minuto fará parte deste programa da Google e os leitores terão acesso a uma série de blocos (divididos por temas como Covid-19, Economia, Desporto, Fama e Lifestyle) com os principais temas do dia. Os Destaques Jornalísticos da Google poderão ser acedidos num separador dentro do Google News.

A Google lançou os Destaques Jornalísticos em outubro de 2020 como uma forma de estreitar a relação entre as publicações de media e os leitores.

De acordo com a gigante tecnológica, este lançamento "faz parte do nosso investimento global na indústria de notícias e reforça o compromisso da empresa com Portugal e com o jornalismo", afirma a Google, salientando que com os Destaques Jornalísticos, os 'publishers' "ganham maior controlo sobre a sua apresentação e marca, ajudando-os a ficarem mais visíveis para os seus leitores dedicados e àqueles que estão apenas a descobri-los".

"Os painéis dos Destaques Jornalísticos podem aparecer nos produtos Google, atualmente no Notícias e Discover e direcionar os leitores para os artigos completos nos 'websites' dos 'publishers', ajudando-os a aprofundar as suas relações com os leitores", sendo que, "além da receita que vem diretamente destes leitores mais envolvidos, os 'publishers' participantes irão receber pagamentos mensais de licenciamento por parte da Google", refere a tecnológica.

"No início deste ano, desafiámos a Google e a Associação Portuguesa de Imprensa a trabalharem em conjunto para encontrar soluções que apoiem, de forma efetiva e concreta, a sustentabilidade do ecossistema português de meios de comunicação social, e em particular a imprensa local e regional, num contexto de resposta aos desafios da era digital, sempre respeitando os direitos individuais e do autor e garantindo que os portugueses continuarão a ter acesso a fontes de informação credíveis e relevantes", acrescenta André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, também citado na publicação da Google.

"É com satisfação que vemos o resultado do progresso já alcançado, que merece naturalmente o nosso apoio", refere o governante.

"Ao invés de uma ameaça, o digital pode ser uma oportunidade para a imprensa. É por isso que a API apoia os seus membros (locais e regionais) para que tirem partido de todas as vantagens de participar no projeto do Destaques Jornalísticos no Google", considera João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.

Ao todo, já fazem parte deste programa mais de mil publicações (mais de 20 só em Portugal) espalhadas por todo o mundo - seja Brasil, Reino Unido, Japão, Alemanha, Itália, Canadá, Austrália ou Índia.

[Notícia atualizada]

Leia Também: Direitos de autor. Google chega a acordo com editores alemães

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório