Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil procura acordo com Elon Musk para levar Internet à Amazónia remota

O governo brasileiro está a analisar com o magnata norte-americano Elon Musk uma parceria para levar Internet a áreas remotas da Amazónia, graças ao sistema de satélite Starlink, informaram hoje fontes oficiais.

Brasil procura acordo com Elon Musk para levar Internet à Amazónia remota
Notícias ao Minuto

23:47 - 16/11/21 por Lusa

Tech Elon Musk

A iniciativa foi analisada em Austin (estado norte-americano do Texas) pelo ministro das Comunicações do Brasil, Fábio Faria, e Musk, fundador da SpaceX, Tesla e do sistema Starlink, constelação de milhares de satélites de órbita baixa que permite oferecer Internet de banda larga.

"O nosso objetivo é levar Internet às áreas rurais e locais remotos", disse Faria num comunicado divulgado pelo Ministério das Comunicações referindo-se ao encontro, que ocorreu na segunda-feira.

Segundo o governante, o mesmo sistema permitiria ainda o uso da tecnologia para monitorizar os incêndios e a extração ilegal de madeira na Amazónia, maior floresta tropical do planeta.

"Estamos ansiosos para poder proporcionar conectividade para os menos conectados", disse Musk, por sua vez, citado no comunicado.

O sistema Starlink permite o acesso à rede através de pequenas antenas fáceis de instalar em qualquer lugar fora do alcance dos provedores regulares de internet. Nos Estados Unidos da América, o equipamento custa cerca de 500 dólares (441 euros) e a tarifa mensal é de 99 dólares (87 euros).

As negociações aconteceram alguns dias após o Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, ter colocado em leilão, em 04 e 05 de novembro, quatro bandas de radiofrequência de telefonia 5G com compromissos de investimentos na ordem de 8.500 milhões de dólares (cerca de 7.510 milhões de euros).

Leia Também: Elon Musk pediu e as Nações Unidas criaram plano para acabar com a fome

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório