Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Facebook ainda recolhe dados de adolescentes, alerta relatório

Porta-voz da rede social explica que, apesar de ter acesso aos dados, não os usa para personalizar anúncios.

Facebook ainda recolhe dados de adolescentes, alerta relatório
Notícias ao Minuto

23:25 - 16/11/21 por Miguel Patinha Dias

Tech Facebook

Um relatório partilhado esta semana pela Reset Australia, Fairplay e Global Action Plan indica que o Facebook ainda está a recolher dados de crianças e adolescentes, isto apesar das mudanças anunciadas recentemente e que visavam impedir que os anunciantes conseguissem direcionar publicidade para os internautas mais jovens.

“Apesar de o Facebook dizer que não permite que os anunciantes tenham os adolescentes como alvo, parece que o Facebook continua a fazê-lo, desta vez apenas com o poder da Inteligência Artificial”, pode ler-se na carta assinada por um total de 46 instituições. O relatório nota que o Facebook ainda consegue recolher informação do navegador como páginas visitadas, botões que pressionam ou produtos que adquirem.

Confrontado com esta notícia, o porta-voz Joe Osborne da Meta (nova empresa do Facebook) nota que ainda não leu o relatório mas explica que não usa estes dados a que tem acesso.

“O motivo que leva esta informação a surgir nas nossas ferramentas de transparência é porque os adolescentes visitam sites ou apps que usam as nossas ferramentas. Queremos providenciar transparência com os dados que recebemos, mesmo que não seja usada para personalização de anúncios”, afirma Osborne de acordo com o CNet.

Leia Também: Facebook. Saiba como pode ser menos afetado pelo algoritmo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório