Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Setor espacial lança compromisso para reduzir lixo na órbita da Terra

O consórcio europeu Arianespace e outras empresas do setor espacial lançaram na sexta-feira a iniciativa 'Net Zero Space' que tem como objetivo reduzir o lixo no espaço até 2030, embora não tenha sido especificada a quantidade ou percentagem.

Setor espacial lança compromisso para reduzir lixo na órbita da Terra
Notícias ao Minuto

06:54 - 13/11/21 por Lusa

Tech Espaço

O desafio, promovido no âmbito do Fórum de Paris para a Paz, que termina no sábado, conta também com o apoio da agência espacial francesa (CNES), da empresa francesa de telecomunicações Eutelsat ou do sistema de vigilância e monitorização por satélite (SST) da União Europeia (UE).

Os onze signatários reconheceram que a quantidade de detritos no espaço está a crescer a um ritmo perigoso e "ameaça a capacidade da humanidade em beneficiar do espaço sideral, aumentando o risco de colisões de meios espaciais".

Este risco compromete a segurança e a sustentabilidade das operações espaciais e aumenta o custo de acesso às órbitas "mais úteis", noticia a agência EFE.

O comunicado conjunto salientou que a proteção do ambiente na órbita da Terra deve estar no centro de todas as atividades espaciais para garantir que os participantes do setor atuais e futuros mantenham o seu acesso e uso.

"O nosso objetivo comum é garantir operações espaciais seguras e a sustentabilidade a longo prazo das atividades no espaço", apontaram.

Esta meta, destacam ainda, só pode ser alcançada através da cooperação internacional entre os diferentes atores do setor, desde o poder público, à sociedade civil e ao setor privado.

Os subscritores encorajaram também outros a aderirem a este apelo e pediram uma ação urgente a partir deste ano para conter e reduzir a poluição na órbita do planeta, evitando a geração de novo lixo e gerindo aquele que já existe.

Leia Também: Casas no Espaço podem ser feitas com um dos materiais mais leves do mundo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório