Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Facebook: “Tem sido um período difícil para a empresa"

O CPO do Facebook, Chris Cox participou numa conferência da Web Summit por via de videochamada para falar sobre o novo objetivo da empresa: o metaverso. A indignação dos internautas com a empresa também foi tema de conversa.

Facebook: “Tem sido um período difícil para a empresa"

Tal como tem vindo a habituar, a Web Summit conta com conferências com participação de algumas das maiores tecnológicas do mundo. O Facebook - agora conhecido como Meta - é uma das gigantes tecnológicas presente na edição do evento de 2021, fazendo-se representar pelo CPO da empresa, Chris Cox.

Cox teve direito uma conferência dedicada a explicar o metaverso, a mais recente ambição da empresa liderada por Mark Zuckerberg e que tem sido tão comentada ao longo dos últimos dias. Na verdade, o metaverso chegou a ser uma questão abordada pela ex-trabalhadora e ‘whistleblower’ Frances Haugen, durante a cerimónia de abertura da Web Summit na segunda-feira, dia 1.

Cox participou na Web Summit por via de uma videochamada, onde respondeu a algumas questões sobre a nova ambição da Meta. Mas afinal, o que é o metaverso?

“É algo de que temos vindo a falar desde os anos 1990”, contou Cox. “Hoje em dia a Internet é mais ‘plana’, mas a experiência tem-se tornado mais imersiva e penso que, daqui para a frente, nos vamos habituar a falar com as pessoas frente a frente e não através de caixas”.

Cox notou que a forma como o Facebook tem demonstrado a tecnologia, por via de avatares mais cartoonescos, é uma parte necessária da evolução deste novo meio. “Temos de nos lembrar que a tecnologia começa em baixa resolução”, notou o executivo, indicando que a evolução levará a apresentar avatares mais detalhados.

“As pessoas estão cansadas de videochamadas. É melhor do que não estarmos juntos, mas não é como vamos interagir no futuro”, adiantou Cox.

O CPO da Meta aproveitou para realçar que o metaverso será seguro e merecedor da confiança dos utilizadores. “Não seremos os únicos a desenvolver o metaverso, será algo que terá regulamentos e protocolos”, apontou.

Sobre Mark Zuckerberg, Cox contou que o líder da empresa é um “construtor” e que tem a “coragem e perseverança” para seguir em frente e ter uma visão para o futuro mesmo nos momentos mais difíceis.

No meio da tempestade

Quanto às denúncias da ex-trabalhadora e ‘whistleblower’ Frances Haugen, Cox admitiu que “tem sido um período difícil para a empresa” e adianta que “é bom que estejamos a ter esta conversa, para nós, para académicos e para a sociedade”.

O executivo também realçou os esforços que a empresa está focada em proteger os utilizadores tanto quanto possível, notando que tem trabalhadores e tecnologia à sua disposição para corrigir os problemas de moderação da rede social.

“Não somos perfeitos, sabemos que temos erros para corrigir”, admitiu Chrix Cox.

Leia Também: 'Whistleblower' considera que Zuckerberg devia abandonar Facebook

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório