Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Taiwan e República Checa assinam acordos de cooperação tecnológica

Taiwan e a República Checa assinaram hoje, em Praga, um acordo de cooperação bilateral de alta tecnologia, apesar da relutância da China, expressa na semana passada em reação a uma planeada visita oficial de uma delegação taiwanesa.

Taiwan e República Checa assinam acordos de cooperação tecnológica
Notícias ao Minuto

16:31 - 25/10/21 por Lusa

Tech Praga

Kung Ming-hsin, o ministro taiwanês que chefia o Conselho de Desenvolvimento Nacional (NDC, na sigla em inglês), anunciou a assinatura de cinco memorandos, numa conferência de imprensa em que apareceu acompanhado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Tsung-Tsong Wu, pelo vice-ministro de Assuntos Económicos, Chem-chyi Chen, e pelo vice-ministro das Finanças, Ching-Hwa Juan.

Os memorandos assinados estabelecem ações de cooperação nos setores aeroespacial, energia verde, engenharia de precisão, desenvolvimento de catalisadores e segurança na Internet, disse Kung, que chefia a delegação de 60 membros.

O ministro taiwanês reconheceu que estas matérias tinham sido previamente analisadas com o Senado do seu país, realçando a importância de matérias como a fabricação de veículos elétricos e semicondutores.

Taiwan iniciou uma política de transferência de processos sensíveis, como a produção de semicondutores, para locais mais seguros fora da China.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), principal fabricante de 'chips' de Taiwan e parcialmente controlada pelo NDC, através do meio do Fundo de Desenvolvimento Nacional, iniciou a produção nos Estados Unidos e no Japão e agora está à procura de um local para uma nova fábrica na Europa.

A delegação de Taiwan está a realizar uma digressão europeia que também fará escala na Eslováquia e na Lituânia.

Leia Também: China avisa Estados Unidos que não fará concessões na questão de Taiwan

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório