Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

App para surdos entre vencedoras da 3.º edição dos Transforma TI Valongo

Uma aplicação que permite aos surdos interagir com a comunidade e outra que reúne informação sobre desportos radicais figuram entre as seis vencedoras da 3.ª edição dos prémios "Transforma TI Valongo", foi hoje anunciado.

App para surdos entre vencedoras da 3.º edição dos Transforma TI Valongo
Notícias ao Minuto

19:11 - 21/10/21 por Lusa

Tech Transforma TI Valongo

Os jovens criadores das soluções tecnológicas para 'smartphone' ou 'tablet' ('apps') vão receber cada um o prémio monetário de 1.500 euros, no ato público agendado para segunda-feira, nos Paços do Concelho, revelou em comunicado a câmara do distrito do Porto.

Promovida pelo município e implementada pelo Centro de Inclusão Digital (CDI na versão em inglês) Portugal, através do Centro de Cidadania Digital de Valongo no âmbito do Projeto Switch to Innovation, o Transforma TI Valongo é um programa que permite aos jovens desenvolver ideias criativas, transformando-as em 'apps', explica o comunicado.

Segundo a câmara, o produto tecnológico "terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia a dia e/ou que promova a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou ainda que ajude à resolução/minimização de um problema da comunidade de Valongo".

Ao longo de um conjunto de sessões (60 horas no total), os jovens têm contacto com especialistas, possibilitando-lhes a experiência de empreendedores que concebem, desenvolvem e apresentam um produto ao mercado. Não é necessário saber programar para participar no Transforma TI Valongo, assinala a nota de imprensa.

Entre as 'app' vencedoras está a denominada "Falar com as mãos", de Joel Teixeira Mota pensada para "ajudar pessoas surdas a interagir com a comunidade" e que contém um "jogo para aprender gestos, oportunidade de encontrar ou registar tradutores, um dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP), frases traduzidas para LGP e um chat para a comunidade comunicar.

A "Green", nome da aplicação de Rafael Conceição, "mostra pontos onde os utilizadores podem colocar o lixo, marcarem com empresas especializadas para levantarem o lixo nas habitações mediante um custo e, por fim, ainda têm acesso a dicas sobre o que fazer com materiais recicláveis", continua o documento.

A "BeFree", de Gonçalo Filipe Pinto Pinheiro, "é uma solução que reúne informação sobre desportos radicais e locais para a sua prática" e, segundo a câmara, "permite também o contacto com outros utilizadores para a prática de atividades radicais sempre com companhia".

Na 'app' "CarWash", criada por João Barroso Dias "faz-se a gestão dos estabelecimentos que limpam veículos, mostrando a sua qualidade, o seu preço e as informações do estabelecimento", enquanto na "Mecatronic helper", de José António Leal Francisco, se desenvolve "uma solução para pessoas que precisam urgentemente de material de mecatrónica e não sabem onde encontrar. Faz o mapeamento do material mais barato e que está disponível mais rápido".

A "Lembrete Dia-a-Dia", de José Miguel Dias Santos, surge para "lembrar os utilizadores de coisas a fazer nos próximos dias e para pessoas esquecidas. Permite lembrar de pagamentos, listas de supermercado, consultas do médico, entre outros".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório