Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

EUA. Congressistas acusam responsáveis da Amazon de mentirem

Nova Iorque, Estados Unidos, 18 out 2021 (Lusa) -- Um grupo de congressistas norte-americanos do Comité Judicial da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos escreveu uma carta ao diretor-executivo da Amazon, Andrew Jassy, acusando responsáveis da empresa, incluindo Jeff Bezos, de terem mentido durante as audiências parlamentares.

EUA. Congressistas acusam responsáveis da Amazon de mentirem
Notícias ao Minuto

07:11 - 19/10/21 por Lusa

Tech Amazon

A carta, datada de domingo, ocorre depois de várias reportagens terem revelado que a gigante do comércio eletrónico utiliza dados de vendedores de terceiros em benefício da sua linha de produtos e manipula os resultados de inquéritos, práticas às quais o grupo garante não recorrer.

"Na melhor das hipóteses, essas investigações confirmam que os funcionários da Amazon enganaram o comité. Na pior das hipóteses, revelam que os representantes [da Amazon] podem mentir no Congresso, potencialmente em violação da lei criminal federal", escreveram os democratas Jerrold Nadler, David Cicillin e Pramila Jayapal, bem como os republicanos Ken Buck e Matt Gaetz.

Os congressistas exigem que a Amazon faculte "evidências de defesa" para corroborar os anteriores depoimentos, dizendo que estão no direito de instigar o Departamento de Justiça para abertura de um inquérito.

Além de Jeff Bezos, que deixou o cargo de diretor-executivo em julho, a carta menciona o diretor jurídico da Amazon, David Zapolsky, o conselheiro-geral associado Nate Sutton e Brian Huseman, vice-presidente de políticas públicas.

Os quatro responsáveis testemunharam ou falaram no Congresso, entre 2019 e 2020, como parte de uma investigação do comité judicial sobre as práticas competitivas da Amazon, Facebook, Apple e Google.

"A Amazon e os seus dirigentes não enganaram o comité. Negamos e procuramos restaurar os factos dos artigos imprecisos em questão", reagiu um porta-voz da empresa numa nota enviada à agência de notícias AFP.

Leia Também: Amazon não obrigará trabalhadores a regressarem ao escritório

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório