Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Blue Origin lançou foguetão com o Capitão Kirk de 'Star Trek'

Com 90 anos, William Shatner tornou-se a pessoa mais velha de sempre a ir ao Espaço.

Blue Origin lançou foguetão com o Capitão Kirk de 'Star Trek'
Notícias ao Minuto

15:50 - 13/10/21 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Depois de ser adiado um dia devido a condições meteorológicas pouco favoráveis, a Blue Origin completou com sucesso mais uma descolagem do seu foguetão NS-18 com tripulantes a bordo.

Entre os quatro membros da tripulação encontra-se William Shatner, ator mais conhecido por interpretar o Capitão James T. Kirk da série ‘Star Trek’. Desta forma, Shatner (de 90 anos) torna-se também a pessoa mais velha de sempre a ir ao Espaço.

Além de Shatner está também Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações de voo da Blue Origin, dois passageiros pagantes: um ex-engenheiro da NASA e co-fundador da empresa Planet Labs, Chris Boshuizen, e o co-fundador da empresa de software Medidata, Glen de Vries.

Foi por volta das 15:50 (hora de Portugal Continental) que o NS-18 descolou, com a cápsula tripulada a separar-se do foguetão cerca de 3 minutos depois da descolagem conforme planeado.

Notícias ao Minuto© YouTube / Blue Origin  

Pouco depois a cápsula elevou-se acima dos 100km de altitude da Terra, dando aos tripulantes a oportunidade de desfrutarem por alguns minutos de gravidade zero. Foi nesta altura que o foguetão NS-18 conseguiu aterrar com sucesso no local determinado, completando assim com sucesso esta etapa da missão.

A cápsula com os quatro tripulantes pousou no solo cerca de 10 minutos depois da descolagem, uma fase em que foi possível ouvir William Shatner a comentar as suas primeiras impressões. "Foi diferente de tudo aquilo que descreveram", apontou o ator. Uma vez pousada a cápsula, os ocupantes tiveram de aguardar pela chegada dos membros da missão para que pudessem sair.

Notícias ao Minuto© YouTube / Blue Origin  

Na chegada da cápsula foi possível ver os ocupantes a sair e partilharem as suas primeiras reações, com o ator William Shatner a mostrar-se visivelmente emocionado. "De uma certa forma, é indescritível. Todas as pessoas do mundo têm de ver isto. É inacreditável," contou William Shatner.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório