Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Olá, Mercúrio". Há mais imagens do planeta mais pequeno do sistema solar

A missão BepiColombo, da ESA e da japonesa Jaxa, planeia sobrevoar Mercúrio seis vezes antes de entrar em sua órbita em 2025.

Notícias ao Minuto

12:00 - 03/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Espaço

Depois de ter partilhado a primeira imagem de Mercúrio, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou mais fotografias captadas ao menor e mais desconhecido planeta do sistema solar. 

"Aqui estão mais algumas primeiras impressões incríveis", pode ler-se na publicação da missão BepiColombo, que mostra outras duas perspetivas do planeta Mercúrio. 

A primeira fotografia divulgada foi tirada às 23h44 (00h44 em Lisboa), quando a sonda estava a 2.418 quilómetros de Mercúrio, embora a aproximação mais próxima tenha ocorrido dez minutos antes, quando estava a cerca de 199 quilómetros de distância. A fotografia que ilustra o artigo foi tirada pelas 23h40. "Nascer do sol em Mercúrio", escreveu a ESA na legenda da imagem. 

A missão BepiColombo, lançada em 2018, estudará essas características quando estiver em órbita ao redor do planeta.

A missão BepiColombo, da ESA e da japonesa Jaxa, planeia sobrevoar Mercúrio seis vezes antes de entrar em sua órbita, prevista para 2025.

A missão terá a duração de sete anos e pretende entender a origem e evolução do planeta, que já foi visitado duas vezes pelos navios americanos Mariner 10 (1973) e Messenger (2004).

Nos próximos anos, a missão irá analisar sua magnetosfera, sua estrutura interna, os fenómenos químicos da superfície e a geração do campo magnético do planeta mais próximo do sol, o que tem exigido enormes ajustamentos na trajetória para que a sonda não seja engolida pela força da gravidade da estrela central do sistema solar.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório