Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O iPhone 13 já é oficial. Conheça o novo topo de gama da Apple

Tal como aconteceu em 2020, a ‘Empresa da Maçã’ anunciou quatro modelos do mesmo dispositivo.

O iPhone 13 já é oficial. Conheça o novo topo de gama da Apple
Notícias ao Minuto

18:40 - 14/09/21 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

Os rumores que têm circulado nos últimos meses já davam uma ideia mais ou menos clara do que era possível esperar para o evento da Apple desta terça-feira, dia 14. O novo iPhone seria sempre alvo de uma grande expetativa dos fãs e, felizmente, a Apple não quis defraudar estas esperanças.

Tal como aconteceu em 2020, a Apple desvendou quatro versões do seu iPhone - o iPhone 13 mini, o iPhone 13, o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max - e todos eles têm alguns elementos em comum.

No entanto, é notório que o iPhone 13 mini e o iPhone 13 estão muito mais próximos, da mesma forma que o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max são mais semelhantes.

A grande mudança de design do iPhone 13 e do iPhone 13 mini está na câmara traseira, onde os dois sensores estão orientados diagonalmente e não na vertical como acontecia no antecessor.

O ecrã do iPhone 13 mini tem 5,4 polegadas, enquanto iPhone 13 vai até às 6,1 polegadas. Infelizmente para os fãs, o iPhone 13 volta a contar com um entalhe no topo do ecrã para a câmara e sensores frontais.

Os novos iPhones estão equipados com o A15 Bionic, um novo processador de 5nm de 6 núcleos, o que permite ao CPU uma melhoria de desempenho na ordem dos 50%. No que diz respeito ao GPU, o A15 Bionic tem uma melhoria de 30% face "à concorrência".

Notícias ao Minuto© Apple  

No que diz respeito à câmara dupla, o iPhone 13 e o iPhone 13 mini têm sensores de 12MP (angular) e 12MP (ultra angular), com a Apple a prometer que os dispositivos estão melhores a captar imagens em ambientes com menos iluminação.

Os fãs de vídeo também gostarão de saber que o iPhone 13 e o iPhone 13 mini estão equipados com novas funcionalidades - com o Modo Cinemático a ser um dos destaques. Esta nova opção permite a quem está a filmar vídeo alterar o objeto em foco, o que contribui para um efeito que se costuma ver em produções mais profissionais.

Sobre a bateria, a Apple refere que o iPhone 13 mini tem uma autonomia com mais 1 hora e 30 minutos do que o iPhone 12 mini. O mesmo acontece com, o iPhone 13, onde os utilizadores poderão desfrutar de mais 2 horas e 30 minutos em relação ao iPhone antecessor.

Tanto o iPhone 13 mini como o iPhone 13 incluem tecnologia MagSafe na face traseira, o que permite otimizar o carregamento sem fios. Esta tecnologia estará presente em mais acessórios, os quais serão disponibilizados pela Apple após o lançamento do dispositivo.

O iPhone 13 mini e o iPhone 13 estarão disponíveis com capacidades de armazenamento de 128GB, 256GB e 512GB, com os preços a começarem nos 829 euros e 929 euros. Os interessados poderão escolher entre modelos em dourado, azul, branco, negro e vermelho.

Notícias ao Minuto© Apple  

E os modelos Pro?

Tal como aconteceu com a série iPhone 12, o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max têm uma câmara tripla que abre ainda mais o que é possível fazer com fotografia e vídeo.

Além dos dois sensores presentes no iPhone 13 e iPhone 13 mini, os modelos Pro incluem um terceiro sensor (telefoto). Além disso, o sensor ultra angular permitiu à Apple integrar um modo Macro, para captar fotografias mais aproximadas sem perder pormenor.

No que diz respeito a vídeo, a nova câmara do iPhone 13 Pro e do iPhone 13 Pro Max também permitiram à Apple adicionar novos modos. Além do já referido Modo Cinemático, a Apple conseguiu integrar o Modo Retrato já disponível para fotografias. Os utilizadores conseguirão até alterar o efeito de profundidade depois de o vídeo ser filmado.

A bateria também foi alvo de uma revisão da parte da Apple e, com ajuda do processador A15 Bionic, torna os telemóveis mais eificientes. A Apple afirma que a bateria do iPhone 13 Pro dura mais 1 hora e 30 minutos do que a do iPhone 12 Pro, com a bateria do iPhone 13 Pro Max a durar mais 2 horas e 30 minutos do que o antecessor. 

A grande novidade do iPhone 13 Pro e do iPhone 13 Pro Max está no ecrã com 'refresh rate' variável até 120Hz, uma funcionalidade de nome ProMotion que adapta automaticamente a fluidez do ecrã de acordo com a utilização. Por exemplo, o ecrã reagirá de uma forma mais fluída caso o utilizador esteja a jogar, reduzindo a 'refresh rate' quando estiverem a ser usadas  apps menos exigentes.

Os dois modelos Pro estarão disponíveis com ecrãs de 6,1 e 6,7 polegadas, em cinzento escuro, prateado, azul e dourado. O iPhone 13 Pro têm um preço base de 1.179 euros e o iPhone 13 Pro Max fica por 1.279 euros, sendo que pela primeira vez os interessados poderão escolher uma versão com 1TB de armazenamento, isto além das já disponíveis versões com 128GB, 256GB e 512GB.

Todos os modelos da série iPhone 13 estarão disponíveis no mercado a partir do dia 24 de setembro, sendo que o período de pré-compra começa esta sexta-feira, dia 17.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório