Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Amazon Web Services desativa página que EI mantinha na sua plataforma

A Amazon Web Services desativou na sexta-feira a página e a aplicação que um grupo de propaganda do auto designado Estado Islâmico (EI) mantinha na sua plataforma, noticia a imprensa norte-americana.

Amazon Web Services desativa página que EI mantinha na sua plataforma
Notícias ao Minuto

13:13 - 28/08/21 por Lusa

Tech Estado Islâmico

Segundo o Washington Post, trata-se do grupo Nida-e-Haqq, que distribui conteúdos islamitas em língua urdu (falada no Paquistão e ocasionalmente no Afeganistão), entre os quais mensagens do Estado Islâmico de Khorasan, ramo afegão do EI.

O grupo reivindicou o atentado de quinta-feira contra o aeroporto de Cabul, que causou pelo menos 170 mortos e 150 feridos.

A ligação à Amazon Web Services foi descoberta pelo Site Intelligence Group, organização que rastreia o extremismo 'online', disse a sua diretora executiva, Rita Katz, citada pelo jornal.

O Washington Post afirmou que a aplicação Nida-e-Haqq difundiu na quinta-feira o que afirmava ser a imagem de um terrorista com um colete suicida antes da explosão em Cabul.

Katz declarou que o código fonte da aplicação mostrou que extraia palavras e imagens de um sítio web do grupo alojado na Amazon Web Services desde abril e desativado na sexta-feira.

O porta-voz da Amazon, Casei McGee, afirmou, em resposta escrita ao jornal, que, na sequência de uma investigação, foi desativado o sítio web que estava vinculado a essa aplicação, porque "violava a política de uso aceitável" da Amazon Web Services.

Essa política proíbe, nomeadamente, que os clientes usem o serviço de computação na nuvem "para armazenar, incitar, promover ou incentivar ativamente a violência, o terrorismo ou outros atos graves".

O atentado de quinta-feira no aeroporto de Cabul ocorreu cinco dias antes de os Estados Unidos concluírem a operação de retirada das suas tropas do Afeganistão.

Leia Também: Amazon planeia abrir lojas físicas nos EUA e vender produtos para a casa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório