Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

BMW M8 Competition. O 'casamento' das maiores virtudes da marca alemã

Um ‘casamento’ perfeito entre elegância e potência que mostra o que a marca alemã é capaz de fazer melhor.

Notícias ao Minuto

12:00 - 19/08/21 por Miguel Patinha Dias

Tech BMW

Não é por acaso que a BMW é considerada uma das grandes marcas europeias. A BMW é conhecida não só pelos carros potentes, como também por veículos elegantes capazes de agradar mesmo aos apreciadores de design mais exigentes. O M8 Competition pode ser considerado o ‘casamento’ perfeito entre estas duas facetas da BMW, permitindo mostrar o que a marca consegue fazer de melhor.

Apesar do design distinto do exterior, não diríamos que é por este elemento que o M8 Competition se consegue destacar da concorrência. Comparado com o M4 (por exemplo) trata-se de um design exterior bastante sóbrio indicado para quem gosta de veículos mais discretos. Porém, diríamos que qualquer tentativa de não dar nas vistas com este M8 Competition se torna inglória assim que o motor dá sinal de ‘vida’.

O ‘rugido’ do M8 Competition dá um pequeno sinal da potência que poderá desfrutar. Afinal, no interior deste BMW encontramos um motor V8 (transmitidos às quatro rodas) e 625cv a dar de si. O BMW M8 Competition só precisa de 3,2 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e consegue atingir uma velocidade máxima de 305 km/h.

O M8 Competition pode ser visto como um ‘showcase’ do melhor da BMW, um claro sinal de confiança da fabricante nas suas capacidades. Ao mesmo tempo, o M8 Competition pode ser entendido como uma ‘crise de identidade’, um carro que procura um aspeto elegante e sóbrio mas que, por baixo do capô, não consegue esconder uma personalidade aguerrida e cheia de entusiasmo.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto  

No entanto, isto pouco importante para quem está atrás do volante. Quem está no posição de condutor só consegue sentir a já referida ‘confiança’ do carro e, por muito potente que o M8 Competition seja, nunca sentimos que é um daqueles bólides que pode facilmente ficar fora de controlo.

A aceleração é rápida mas nunca descontrolada e as curvas são altamente prazerosas de se fazer, é um daqueles carros que ‘agarra’ ao asfalto e deixa o condutor confiante de que pode ‘esticar-se’ um pouco mais sem receio.

O interior não é muito diferente do que se pode encontrar em outros modelos de gama alta da BMW. Os assentos dianteiros têm um formato desportivo mas, ao contrário do que acontece com o M4, são almofadados e confortáveis. Há pouco espaço nos assentos traseiros e, infelizmente, os ocupantes são obrigados a entrar pelas portas frontais.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto  

De resto, as opções do painel de controlo não se afastam muito do que já se encontra presente em outros carros da BMW. Novamente, estamos perante um carro entendido como um ‘showcase’ da BMW. Significa isto que terá níveis de conforto, elegância e luxo ao melhor do que a marca é capaz de oferecer, o que contribui para uma experiência imensamente positiva.

A bagageira, de apenas 440l, permite transportar uma ou outra mala de viagem mas desengane-se se acha que vai conseguir guardar grandes cargas. Até porque parte do acesso à bagageira está obstruído pelo mecanismo que faz baixar a capota, este sim um dos pontos altos do modelo do M8 Competition que tivemos oportunidade de conduzir.

Sabemos que nem todos os condutores são fãs de descapotáveis, mas há indubitavelmente algo de especial em andar pelas ruas de Lisboa ou pelos campos do Alentejo com a capota para baixo, para desfrutar da brisa de verão. Não é uma forma de conduzir que recomendemos auto-estrada ou vias rápidas mas é a forma perfeita para quem goste de ver e ser visto. Certamente que criará uma bela impressão.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto  

No que diz respeito a dimensões, o M8 Competition tem mais de cinco metros de comprimento. Não é propriamente um carro pequeno e é mais um facto que o poderá tornar uma opção pouco viável para quem admira carros puramente desportivos. Mais uma vez, sai reforçada a tese de que o M8 Competition pretende combinar as maiores virtudes pelas quais a BMW é conhecida.

Conduzir o BMW M8 Competition foi uma daquelas experiências raras em que temos a certeza de ter nas mãos um dos melhores carros do mercado atual. É algo raro de se conseguir mas, de facto, tratou-se de uma experiência ímpar e de grande qualidade que será difícil esquecer.

O preço também não é fácil de esquecer e, antes de qualquer extra ou pacote M (presente no modelo que experimentámos) o valor base situa-se acima dos 200 mil euros. Novamente, não é para todos mas o M8 Competition é um daqueles carros não temos dúvidas que ninguém teria problemas em conduzir.

Leia Também: BMW revelou dois novos veículos elétricos. Mas não tenha esperança

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório