Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Engenheiro espanhol criou máquina capaz de extrair água a partir do ar

A máquina de Enrique Veiga, de 82 anos, pode ser útil em zonas do globo onde a escassez de água é um problema diário.

Engenheiro espanhol criou máquina capaz de extrair água a partir do ar

Uma máquina desenvolvida por um engenheiro espanhol de 82 anos, Enrique Veiga, é capaz de produzir água potável a partir do ar. O inventor acredita que a máquina pode ser útil para acabar com as necessidades de água em países onde a escassez deste recurso é um problema diário.

“O objetivo é chegarmos a sítios como campos de refugiados onde não têm água potável”, conta Veiga à Reuters. “As pessoas ficaram estupefactas nas vilas que visitámos na Namíbia, não compreendiam e perguntavam de onde vinha a água”.

A máquina de Veiga é capaz de gerar entre 50 a 75 litros por dia, sendo que as maiores versões desta máquina podem chegar até aos 5 mil litros. “A nossa ideia é não só fazer um dispositivo que é eficaz mas que seja útil para as pessoas, que têm de andar quilómetros para irem buscar água ou cavar poços”, contou Veiga.

Notícias ao Minuto© Reuters  

Esta máquina foi originalmente inventada por Veiga nos anos 1990 mas, na altura apresentava algumas limitações que não a tornavam uma opção viável, como a incapacidade de funcionar com temperaturas acima dos 40ºC ou humidade acima dos 8%.

Entretanto a máquina continuou a ser desenvolvida e está hoje preparada para este tipo de situações, sendo capaz de aguentar em temperaturas até 40ºC e com níveis de humidade entre os 10 e os 15%.

Leia Também: Xiaomi partilhou vídeo com o seu novo 'cão' robot

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório