Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Líder do WhatsApp acusa Apple de criar "um sistema de vigilância"

A ‘Empresa da Maçã’ anunciou que se encontra a desenvolver um sistema que conseguirá detetar imagens de abuso sexual de crianças.

Líder do WhatsApp acusa Apple de criar "um sistema de vigilância"

A Apple anunciou na semana passada que se encontra a desenvolver um software que será capaz de detetar imagens de abuso sexual de crianças nos iPhones. O objetivo é notificar a polícia se este tipo de imagens forem encontradas, com a Apple a garantir que o sistema não dará acesso às comunicações privadas.

Apesar disto, não foram poucas as vozes na indústria que vieram a público criticar a Apple por estar a desenvolver um software deste tipo. Foi até publicada uma carta aberta - assinada por cerca de 5 mil pessoas e organizações - onde se pede para que a Apple considere cancelar o projeto.

A carta em questão nota que este software “introduz uma ‘porta de traseiras’ que ameaça enfraquecer as proteções fundamentais de privacidade para todos os utilizadores de produtos da Apple”, conta o Business Insider.

Entre os assinantes desta carta está o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, que se tornou também uma das personalidades mais vocais nas críticas à tecnológica de Cupertino. O líder da app de mensagens detida pelo Facebook fez uma publicação no Twitter onde critica abertamente a Apple, notando que o sistema poderá ser usado para outros fins a pedido de governos.

“Isto é um sistema de vigilância construído e operado pela Apple que pode muito facilmente ser usado para analisar conteúdo privado para qualquer coisa que eles ou o governo decidam que querem controlar. Os países onde os iPhones são vendidos terão diferentes definições do que é aceitável”, nota Cathcart.

Leia Também: Apple acusada de promover esquemas na App Store

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório