Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

EUA felicitam China pelo lançamento de nave espacial tripulada

Os Estados Unidos felicitaram hoje a China pelo lançamento bem-sucedido da nave espacial Shenzhou-12 com três astronautas a bordo para participarem na construção da estação espacial de Tiangong.

EUA felicitam China pelo lançamento de nave espacial tripulada
Notícias ao Minuto

17:08 - 17/06/21 por Lusa

Tech NASA

O administrador da agência aeroespacial norte-americana NASA, Bill Nelson, parabenizou a Agência Espacial da China pelo evento.

"Parabéns à China pelo lançamento bem-sucedido da tripulação para a sua estação espacial. Espero com curiosidade os descobrimentos científicos que virão", indicou Nelson, em comunicado conciso.

A nave Shenzhou-12 acoplou no módulo residencial da estação espacial Tianhe cerca de seis horas após ter descolado, ao início do dia de hoje na China.

A tripulação chinesa vai realizar experiências científicas, trabalhos de manutenção, caminhadas espaciais e preparar a instalação de dois módulos adicionais.

Os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo vão permanecer em órbita por três meses ancorados no módulo Tianhe, que por sua vez está ligada à aeronave de carga Tianzhou-2, que contém mantimentos, equipamentos e combustível, entre outros materiais.

Com a tripulação de hoje, a China aumenta para 14 o número de astronautas que lançou para o espaço, desde que alcançou o feito pela primeira vez, em 2003, tornando-se o terceiro país a fazê-lo, depois da antiga União Soviética e dos Estados Unidos.

O programa espacial é parte de um esforço geral para colocar a China no caminho para missões ainda mais ambiciosas e fornecer oportunidades de cooperação com a Rússia e outros países, principalmente europeus, juntamente com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral.

O programa espacial da China tem sido grande fonte de orgulho nacional, ilustrando a ascensão desde a pobreza até se tornar segunda maior economia do mundo, nas últimas quatro décadas.

Leia Também: NASA vai enviar equipamento científico para lado mais longínquo da Lua

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório