Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Procurador de Washington acusa Amazon de práticas anticoncorrenciais

O procurador da capital dos EUA, Washington, lançou terça-feira um processo contra a Amazon, que é acusada de limitar a concorrência no comércio eletrónico.

Procurador de Washington acusa Amazon de práticas anticoncorrenciais
Notícias ao Minuto

07:16 - 26/05/21 por Lusa

Tech Amazon

"O comportamento da Amazon e a sua quota de mercado provam a sua intenção de construir um monopólio e indicam uma perigosa probabilidade de sucesso", detalhou o procurador Karl Racine, na sua queixa.

Racine criticou o conglomerado do comércio eletrónico por impedir as empresas de venderem os seus produtos mais baratos algures que não na sua plataforma. Reclamou indemnizações, juros e medidas para proibir este género de práticas no futuro.

"A Amazon utilizou a sua posição dominante no mercado da distribuição na internet para ganhar a qualquer preço", indignou-se, em mensagem distribuída na rede social Twitter.

O grupo de Seattle "maximiza os seus lucros à custa dos vendedores e consumidores forçados a pagar preços artificialmente elevados, ao mesmo tempo prejudica a concorrência e a inovação", prosseguiu.

As grandes empresas tecnológicas estão sob uma pressão sem precedentes das autoridades dos EUA sobre as suas práticas consideradas anticoncorrenciais, depois de intervenções similares na Europa.

A Google e a Facebook são alvo de processos incidentes sobre os seus "monopólios", designadamente sobre a publicidade. Vários outros processos incidem sobre a Apple e a Amazon, acusadas de serem ao mesmo tempo juízes e parte interessada nas suas plataformas respetivas.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, parece decidido a questionar o poder que acumularam nos seus setores, graças até ao período da pandemia, que tornou os seus serviços ainda mais preponderantes nos hábitos quotidianos de consumidores e cidadãos.

Leia Também: Vodafone oferece aos novos clientes até dois anos do Amazon Prime

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório