Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Itália. Mulher alertada para risco de foguetão chinês cair na sua região

A reentrada na atmosfera do foguetão chinês descontrolado, o Long March 5B, é esperada este fim de semana.

Itália. Mulher alertada para risco de foguetão chinês cair na sua região
Notícias ao Minuto

19:04 - 08/05/21 por Notícias ao Minuto

Tech Long March 5B

Uma mulher britânica que mora em Itália, na localidade de Abruzzo, preparou uma mala de emergência para os filhos, por precaução, depois de ter sido alertada que os destroços do foguetão chinês podem cair na sua região, este fim de semana. 

Daniele Vison, refere o Liverpool Echo, foi alertada na noite de sexta-feira para o risco de a região onde vive ser atingida, tendo-lhe ainda sido recomendado que se mantivesse afastada de portas e janelas. 

Daniele revelou ao meio de comunicação britânico que a imprensa regional noticiou que os destroços podem cair entre as 21h de sábado e as 8h30 de domingo. "É muito stressante, especialmente com crianças", desabafou. 

Recorde-se que, no dia 29 de abril, a China lançou o primeiro dos três módulos de sua estação espacial, o CSS, que teve o impulso do foguetão Long March 5B. Ora, são precisamente os destroços deste foguetão que deverão cair este fim de semana.

De acordo com a Aerospace Corp, espera-se que o foguetão entre na atmosfera este domingo, sobre o sul do Oceano Pacífico, pelas 04h19 GMT (05h19 em Lisboa). 

Depois de o Long March 5B se ter separado do módulo da estação espacial, começou a orbitar o planeta Terra numa trajetória irregular, à medida que foi perdendo altitude. Estes fatores fazem que com os peritos não consigam prever de forma exata a sua reentrada na atmosfera nem o local em que cairá. 

Saliente-se que há probabilidade de o foguetão se fragmentar assim que entrar na atmosfera, seguindo-se a queda de destroços - menores - na Terra. Se tal não acontecer e o foguete cair quase intacto - como está agora -, há uma grande probabilidade de este cair no oceano, considerando que 70% do planeta é água. 

Pequim classificou ontem como "extremamente fraco" o risco de um foguetão provocar danos na superfície terrestre.

"A probabilidade de causar danos às atividades aéreas ou no solo é extremamente fraca", disse à imprensa um porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.

"Devido à composição técnica deste foguetão, a maioria dos componentes serão incinerados e destruídos ao entrarem na atmosfera", acrescentou.

Normalmente, as partes dos aparelhos espaciais que não são necessários são imediatamente guiados para se destruírem por fricção na atmosfera terrestre, mas isso não aconteceu com o foguetão chinês.

Leia Também: Probabilidade de foguetão chinês provocar danos é "extremamente fraca"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório