Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Internet. Eis os nove serviços básicos considerados na tarifa social

O Governo anunciou esta quinta-feira a criação da tarifa social de acesso à internet, um diploma que deverá entrar em vigor no próximo dia 1 de julho, abrangendo cerca de 700 mil famílias.

Internet. Eis os nove serviços básicos considerados na tarifa social
Notícias ao Minuto

15:58 - 06/05/21 por Melissa Lopes

Tech Internet

A tarifa social de acesso à internet, diploma aprovado esta quinta-feira pelo Governo, em Conselho de Ministros, contempla um pacote de nove serviços de internet tidos como básicos. 

São eles: o  acesso a correio eletrónico; a motores de pesquisa, a programas educativos; a leitura de notícias; a possibilidade de realização de compras em linha; o acesso a ofertas de empregos; serviços bancários; serviços públicos; o acesso a redes sociais; mensagens, chamadas ou videochamadas. 

O pacote "básico" de internet terá um limite de 10 gigabits por mês e uma velocidade de download de 30 mbps (megabits por segundo) e deve abranger, à imagem de outras tarifas socias (água e luz) cerca de 700 mil famílias. 

"Aquilo que definimos foi que o conjunto dos cidadãos portugueses - que coincide com o universo dos abrangidos pela tarifa social de energia e água -  seja capaz de "aceder a estes serviços a um preço compatível com o seu nível de rendimentos", adiantou o ministro da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira. 

A fixação do valor será determinada depois de avaliados os custos com os operadores de comunicações, estando o Governo em conversações com a ANACOM sobre o assunto. 

Leia Também: Aprovada criação de tarifa social de internet. Diploma em vigor em julho

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório