Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Injustiça? Acesso à tecnologia facilita agendamento de vacina na Índia

Especialistas têm-se dedicado a desenvolver plataformas 'em busca' das vagas para a vacinação contra a Covid-19 na Índia. O tema tem, porém, levantado críticas, já que várias pessoas não têm acesso a tecnologia.

Injustiça? Acesso à tecnologia facilita agendamento de vacina na Índia
Notícias ao Minuto

18:13 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

Tech Covid-19

Especialistas em tecnologia indianos desenvolveram software e websites para ajudar a população a reservar, online, vacinas contra a Covid-19. Porém, esta estratégia faz aumentar a preocupação sobre uma vantagem injusta de quem tem acesso a tecnologia. 

A Índia, que enfrenta uma dura segunda vaga da pandemia, tem sido severamente criticada pela lentidão na campanha de vacinação contra a Covid-19. Como revela a Reuters, apenas 2% de 1.3 mil milhões de pessoas estão completamente imunizadas contra a doença provocada pelo SARS-CoV-2. 

O governo do país alargou a vacinação a partir de 1 de maio, mas é necessário um registo - no site CoWin - para quem tem entre 18 e 44 anos. O problema? As vagas são escassas para a procura. 

Para agilizar o processo, os especialistas recorreram a uma Api [Interface de Programação de Aplicações] pública para criar sites que publicam os resultados poucos minutos após a atualização de vagas no site do governo. Estas plataformas enviam depois alertas da vacinação por email ou até mesmo para grupos do Telegram.

Berty Thomas, de 35 anos, automatizou a pesquisa para reservar uma vaga para ser vacinado e criou um site - under45.in - que verifica se há vagas e envia alertas para cerca de 100.000 pessoas em 60 grupos do Telegram em várias cidades.

Mas este é apenas um exemplo, já que vários especialistas têm-se dedicado a criar plataformas do género. Ora, o que pode ser uma vantagem para uns, está a ser encarado também como uma injustiça para outros, já que, na Índia, uma grande fatia da população não tem acesso a tecnologia.

Leia Também: Brasil e independências africanas decisivos no "interesse" pelo português

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório