Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Investigadores de Coimbra criam aplicação para medir volume de árvores

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma aplicação para telemóvel que permite calcular o volume do tronco de diversas árvores, anunciou hoje a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

Investigadores de Coimbra criam aplicação para medir volume de árvores

"A partir do tratamento digital de imagens das árvores", a nova ferramenta tecnológica permite "efetuar o cálculo do volume" das árvores, afirma em comunicado a ESAC, explicando que se trata de "um método não destrutivo".

Por outro lado, o procedimento "não exige a utilização de equipamento de medição especializado e é expedito, já que permite rapidamente a obtenção da estimativa do volume" das espécies.

A aplicação, "ainda numa fase experimental", foi criada por uma equipa interdisciplinar da cidade liderada pelos docentes Raúl Salas-González, da ESAC, e Mateus Mendes, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), dois estabelecimentos que integram o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Com este trabalho, eles pretendem "contornar as limitações associadas aos métodos tradicionais de inventário florestal, que implicam um conhecimento especializado, a utilização de instrumentos específicos e a realização de um extenso trabalho de campo, tornando-os muito onerosos e levando a uma baixa taxa de utilização prática".

No desenvolvimento da aplicação, "que pode ser descarregada num telemóvel ou num 'tablet'", participaram ainda Beatriz Fidalgo (ESAC), João Coelho (ISEC) e Paulo Coimbra e Manuel Crisóstomo, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra.

"Esta solução vem dar resposta a um problema prático, que assume ainda maior relevância se tivermos em conta que a maioria da área florestal em Portugal está na posse de pequenos proprietários privados, os quais estimam frequentemente de forma visual o volume em pé dos seus povoamentos, sem efetuar quaisquer medições das árvores, conduzindo evidentemente a uma menor precisão da estimativa do volume que irão comercializar", salientam.

Com o trabalho desenvolvido até ao momento, já é possível "estimar o volume em pé de povoamentos reais de pinheiro larício ('Pinus nigra'), com erros na estimativa do volume comparáveis aos que se verificam nos métodos tradicionais de medição".

A equipa vai "continuar a desenvolver e aperfeiçoar o 'software' e a metodologia, assim como estender a sua utilização a outras espécies com interesse florestal", acrescenta a ESAC na nota.

Os resultados da primeira fase experimental do projeto foram publicados na revista científica Symmetry.

Leia Também: Laboratório de Coimbra lança concurso de soluções tecnológicas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório