Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro astronautas deixam Estação Internacional a caminho da Terra

Quatro astronautas deixaram no sábado a Estação Espacial Internacional (EEI), a bordo de uma cápsula da empresa SpaceX, após mais de 160 dias no espaço, devendo aterrar ao largo da Florida, nos EUA, ao início da manhã.

Quatro astronautas deixam Estação Internacional a caminho da Terra
Notícias ao Minuto

06:09 - 02/05/21 por Lusa

Tech Space X

A cápsula espacial Crew Dragon, batizada "Resilience", com quatro astronautas a bordo, separou-se da Estação Espacial Internacional no horário previsto, às 20:35 de sábado, hora na Costa Leste dos EUA (00:35 de domingo em Lisboa), prevendo-se que o voo de regresso à Terra demore cerca de seis horas e meia.

"Obrigado pela vossa hospitalidade (...), vemo-nos na Terra", disse o astronauta norte-americano Michael Hopkins, um dos quatro a bordo.

A partida da EEI esteve inicialmente marcada para quarta-feira, mas foi adiada, primeiro para sexta-feira e depois para sábado, devido às más condições meteorológicas na zona de desembarque.

O regresso à Terra da missão SpaceX / NASA Crew-1 está previsto para às 02:57, hora local (06:57 em Lisboa), no Golfo do México, ao largo da costa da Florida.

Os astronautas norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, da NASA, e Soichi Noguchi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), foram os primeiros numa missão "operacional" enviada para a EEI pela SpaceX, empresa privada dirigida pelo magnata norte-americano Elon Musk, em novembro último.

Dois norte-americanos já tinham feito a viagem de ida e volta à EEI a bordo da cápsula Crew Dragon, em 2020, durante uma missão de teste de dois meses.

Esta é a primeira missão regular a ser trazida de volta à Terra pela SpaceX.

A cápsula espacial também transporta a bordo "congeladores científicos cheios de amostras de pesquisa" realizada em gravidade zero, disse o chefe do programa de voos comerciais da NASA, Steve Stich, à agência France-Presse (AFP).

O regresso à Terra desta tripulação segue-se à chegada à Estação Espacial Internacional, na semana passada, de uma segunda missão regular, que inclui o francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur e o japonês Akihiko Hoshide.

Leia Também: Rival de SpaceX começará a vender bilhetes para o Espaço em breve

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório