Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Astronautas a caminho da Estação Espacial. SpaceX realiza nova descolagem

As condições climatéricas foram um fator de preocupação para as equipas da NASA e da SpaceX.

Astronautas a caminho da Estação Espacial. SpaceX realiza nova descolagem
Notícias ao Minuto

10:49 - 23/04/21 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Espaço

A SpaceX completou mais uma descolagem com sucesso. O Falcon 9 onde segue a missão Crew-2 conseguiu descolar com sucesso a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA na Florida, EUA, nesta manhã de sexta-feira, dia 23, às 10:50 (hora de Lisboa).

Pouco depois de levantar voo, o propulsor principal do Falcon conseguiu separar-se com sucesso do propulsor secundário e da cápsula, iniciando o seu percurso até à plataforma marítima para tentar a aterragem. Entretanto, o propulsor secundário também se conseguiu separar da cápsula Dragon, com a tripulação a seguir em segurança até à Estação Espacial Internacional.

Quase tão aguardado quanto a descolagem é a aterragem do propulsor principal do Falcon 9 e, felizmente, a SpaceX também conseguiu concretizar a aterragem na plataforma marítima. 

A bordo da cápsula Dragon seguem os astronautas Megan McArthur, Thomas Pesquet, Akihiko Hoshide e Shane Kimbrough, os quais vão ‘render’ alguns dos habitantes da Estação Espacial Internacional. A cápsula Dragon chegará à Estação Espacial durante este sábado, dia 24.

De recordar que a missão Crew-2 era suposto ter tido lugar na quarta-feira, dia 21, devido a condições climatéricas pouco favoráveis. O estado do tempo continuou a ser fonte de preocupação para as equipas da NASA e da SpaceX, que estiveram atentas a eventuais mudanças que pudessem representar um risco para  missão.

É interessante também constatar que a SpaceX reutilizou todos os seus equipamentos para esta missão. O foguetão Falcon 9 é o mesmo que foi usado na descolagem da missão Crew-1 em novembro de 2020, enquanto a cápsula com a tripulação foi a mesma usada na Demo-2, a primeira missão tripulada da SpaceX.

A capacidade de reutilização é vital para os esforços da SpaceX de possibilitar os voos espaciais a civis, entre os seus outros projetos, como levar à Lua astronautas da NASA e instalar uma base em Marte.

Para setembro está marcado o primeiro voo espacial privado da SpaceX e no mês seguinte deverá acontecer o quarto lançamento de uma tripulação da NASA.

A Boeing, que a NASA também contratou para transportar astronautas, não deverá começar a fazer lançamentos até 2022 porque precisa de repetir um voo experimental não tripulado da cápsula Starliner, o que poderá acontecer no fim do verão.

Abaixo pode ver alguns dos grandes momentos desta missão Crew-2, desde a descolagem até às duas separações do Falcon 9.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório