Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Facebook pode voltar a comprometer dados privados, avisa investigador

Uma ferramenta permite descobrir as contas de Facebook a partir do e-mail, mesmo quando as definições de privacidade deveria impedi-lo.

Facebook pode voltar a comprometer dados privados, avisa investigador

O Facebook pode estar prestes a ver-se envolvido novamente num novo escândalo de privacidade, com um investigador a avisar que a rede social pode estar a comprometer dados de pessoais de milhões de utilizadores.

O investigador partilhou com o Ars Technica a existência de uma ferramenta - de nome Facebook Email Search v1.0 - que permite descobrir contas de Facebook a partir dos e-mails. De notar que esta ferramenta funciona mesmo quando os donos das contas escolheram nas definições da plataforma não exibir o e-mail.

O investigador adianta que, por dia, esta ferramenta consegue ligar cerca de 5 milhões de e-mails às respetivas contas de Facebook e sublinha a importância de que a vulnerabilidade seja corrigida. No entanto, diz o responsável pela descoberta que a tecnológica não pareceu interessada em corrigir a situação quando foi confrontado com a vulnerabilidade.

Ainda assim, a empresa enviou um comunicado ao Ars Technica a indicar que pretende corrigir o problema. 

“Parece que encerramos erradamente este relatório de recompensa antes de o enviar para a equipa apropriada. Estamos agradecidos ao investigador por partilhar a informação e estamos a dar os passos iniciais para mitigar esta questão enquanto damos o seguimento para compreender melhor estas descobertas”, pode ler-se no comunicado.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório