Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Mais de 150 artistas britânicos pedem alteração de lei de streaming

O ex-Beatle Paul McCartney, Chris Martin (dos Coldplay) e Noel Gallagher (dos Oasis) são alguns dos 156 artistas que subscreveram uma carta dirigida ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para pedir uma reforma das leis de streaming.

Mais de 150 artistas britânicos pedem alteração de lei de streaming
Notícias ao Minuto

07:15 - 21/04/21 por Lusa

Tech Música

A carta, divulgada terça-feira e apoiada pelo Sindicato dos Músicos, insta o executivo britânico a impulsionar uma mudança na legislação que determina a forma como os artistas são pagos quando as suas músicas são tocadas em serviços online, como o Spotify.

Os músicos contestam que, apesar de essas plataformas já superarem o consumo de música das rádios, a legislação não tenha sido atualizada para acompanhar as mudanças tecnológicas e, por isso, os criadores não tenham os mesmos benefícios no streaming que têm nas rádios.

A carta, também assinada por artistas como Lilly Allen, The Chemical Brothers e Massive Attack, critica a exploração de músicos e compositores "durante muito tempo pelas editoras, plataformas de 'streaming' e outros gigantes da internet".

Por isso, pedem que "o valor da música volte ao seu lugar" através de uma atualização da lei de 'copyright' (direitos de autor), de 1988, defendendo que só é preciso mudar "duas palavras" para que os artistas possam equilibrar as receitas que recebem das rádios - 50% do lucro total -, e as obtidos com as reproduções online - 15% -.

Segundo os signatários, essa mudança legislativa "não custará um cêntimo aos contribuintes", mas aumentará o financiamento de serviços públicos como o serviço britânico de saúde (NHS, na sigla em inglês).

Face às evidências de que existem empresas multinacionais que têm "poder excessivo", a carta pede ao Governo de Boris Johnson que promova a criação de um regulador da indústria fonográfica no Reino Unido.

"Os ouvintes ficariam horrorizados se soubesse quão pouco os artistas e músicos ganham com a transmissão de música online", garantiu, em comunicado, o secretário-geral do Sindicato dos Músicos, Horace Trubridge, um defensor da alteração da lei para que as receitas "voltem às mãos dos artistas".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório