Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ingenuity. NASA conseguiu fazer voar helicóptero em Marte

O voo inaugural era suposto ter tido lugar na semana passada.

Ingenuity. NASA conseguiu fazer voar helicóptero em Marte
Notícias ao Minuto

11:47 - 19/04/21 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Espaço

Depois de vários adiamentos e muita expetativa, a NASA levou a cabo esta segunda-feira, dia 19, a tentativa de fazer voar o helicóptero Ingenuity em Marte. O voo inaugural estava previsto para a semana passada, com a NASA a ter decidido adiar a ocasião devido a um pequeno erro no software da aeronave.

Porém, parece que a NASA foi feliz e conseguiu finalmente levantar voo com o Ingenuity, com o centro de controlo da agência espacial a ter recebido dados que confirmam o sucesso da missão. A equipa recebeu dados que comprovam que o Ingenuity se conseguiu elevar com sucesso no ar, tendo também concluído o processo de aterragem.

"Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity fez o seu primeiro voo. O primeiro voo de um aparelho propulsionado noutro planeta", afirmou o controlador do helicóptero, Havard Grip, numa comunicação emocionada e aplaudida entusiasticamente pelos seus colegas da agência espacial norte-americana.

Os controladores de voo na Califórnia confirmaram a breve viagem do Ingenuity, que custou cerca de 85 milhões de dólares, pelos dados que receberam da sonda Perseverance, que ficou a cerca de 65 metros de distância.

O voo era considerado de alto risco, mas também altamente recompensador, se tivesse êxito.

"Cada mundo só tem direito a um voo inaugural", afirmou a responsável da NASA pelo projeto do helicóptero, Mimi Aung, que chamou à experiência do voo um "sonho supremo".

Aung e a sua equipa tiveram que esperar durante mais de três horas para saber se o voo pré-programado tinha ocorrido com sucesso, à espera que os dados da sonda fizessem a viagem de 287 milhões de quilómetros entre a Marte e a Terra.

De notar que a equipa encarregue do projeto ainda vai receber mais imagens e vídeos deste voo inaugural. É esperado que a NASA partilhe estas imagens e vídeos assim que sejam recebidos. Na única imagem revelada até aqui (acima) é possível ver a sombra do Ingenuity a voar.

No vídeo abaixo pode ver como os membros da equipa do Ingenuity receberam os dados da missão.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório