Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Rússia indignada após mensagem norte-americana sem referência a Gagarin

O responsável pela agência espacial russa, Dmitri Rogozine, condenou hoje a diplomacia norte-americana por não ter mencionado Iuri Gagarine nas mensagens que assinalaram os 60 anos do envio do primeiro homem para o espaço.

Rússia indignada após mensagem norte-americana sem referência a Gagarin
Notícias ao Minuto

14:14 - 13/04/21 por Lusa

Tech Espaço

Na segunda-feira, o Departamento de Estado norte-americano publicou, em russo e em inglês, mensagens nas redes sociais por ocasião do Dia Internacional do Voo Espacial Habitado, celebrado anualmente a 12 de abril, mas o nome do primeiro cosmonauta, que efetuou este voo em 1961, não é mencionado.

"Sacanas. As superpotências não se comportam assim", escreveu na noite de segunda-feira no Twitter Dmitri Rogozine, responsável da agência espacial Roscosmos e um nacionalista russo conhecido por proferir declarações consideradas injuriosas, indica a agência noticiosa AFP.

A Rússia celebrou com orgulho o 60.º aniversário do voo de Gagarine, objeto de um verdadeiro culto popular e símbolo de uma importante vitória da então União Soviética sobre o rival norte-americano.

Nesta celebração, o Presidente Vladimir Putin considerou que a Rússia deve permanecer uma grande potência "nuclear e espacial", num momento em que a indústria espacial nacional regista dificuldades.

Em 2021, o chefe da Roscosmos tinha já manifestado indignação pela ausência de uma menção a Gagarine no comunicado do Departamento de Estado.

"As tentativas de apagar a façanha russa na história mundial não fará desaparecer a nossa memória, mas antes a dos desordeiros do outro lado do Atlântico", assinalou ainda Rogozine.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório