Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Cientistas chineses perseguem recorde da Google em computação quântica

Uma equipa da Academia de Ciências da China afirma ter encontrado uma forma "bastante mais eficiente e precisa" de computação quântica do que a desenvolvida pela Google, que reclama liderança na tecnologia.

Cientistas chineses perseguem recorde da Google em computação quântica
Notícias ao Minuto

07:21 - 17/03/21 por Lusa

Tech Inovação

Através da manipulação de partículas subatómicas, a computação quântica visa expandir de forma exponencial a capacidade de processamento de computadores, permitindo a realização de cálculos que hoje não estão ao alcance sequer dos mais avançados supercomputadores, sendo por isso uma das tecnologias hoje mais disputadas por China e Estados Unidos.

No final de 2019, a Google anunciou ter-se tornado pioneira no alcance da "supremacia quântica", realizando através do seu processador Sycamore, em 3 minutos e 20 segundos, uma tarefa de grande complexidade que teria levado 10.000 anos ao mais avançado supercomputador clássico, o IBM Summit. 

A conclusão, e em particular a estimativa do tempo que outras máquinas levariam a completar a mesma tarefa, foi disputada por equipas de cientistas e o Instituto de Física Teórica da Academia de Ciências da China, num novo estudo agora publicado, repetiu a experiência da Google usando 60 processadores de vídeo -- Nvidia V100 e A100 -- normalmente usados para tarefas de inteligência artificial.

Segundo as conclusões do estudo, citadas pelo diário de Hong Kong South China Morning Post, a tarefa foi concluída em "cerca de 5 dias", usando um algoritmo e um método de rede que permite "separar" a tarefa em instruções mais pequenas, que os processadores clássicos podem calcular mais facilmente. 

Segundo os investigadores, esta abordagem permitiu "muito maior precisão" nos dados do que a da Sycamore, apesar de este ser "muito mais rápido" no desempenho da tarefa.   

Em maio de 2020, cientistas do Alibaba Quantum Laboratory propuseram a utilização de uma rede semelhante à agora testada pelo Instituto de Física Teórica chinês, mas de um algoritmo diferente, estimando que conseguiriam alcançar uma precisão semelhante à do Sycamore, mas não chegaram a realizar a simulação.  

Zeng Bei, perita de computação quântica na Hong Kong University of Science and Technology, defende que mais importante do que haver um "vencedor", neste "jogo" o importante é "o puro gozo científico", que leva ao aperfeiçoamento de algoritmos.

Mas, para a China, a tecnologia quântica tornou-se uma elevada prioridade - uma de seis outras áreas científicas e tecnológicas incluídas no novo Plano de Desenvolvimento Quinquenal do país - sendo considerada de aplicação na computação, redes de comunicações ultra-seguras e medidas de precisão.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório