Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Um clique é uma vitória para Instagram, não importa o conteúdo"

Investigação indica que o Instagram está a recomendar desinformação aos seus utilizadores.

"Um clique é uma vitória para Instagram, não importa o conteúdo"

Uma nova investigação levado a cabo pelo Centro para Contrariar Ódio Digital (CCDH) indica que o Instagram está a recomendar aos utilizadores publicações desinformação sobre a Covid-19 e vacinas.

“Se um utilizador segue páginas contra vacinas, recebem ódio anti-semita e conspirações QAnon; se interagem com essas conspirações, recebem desinformação sobre vacinas e processos eleitorais”, pode ler-se nos resultados da investigação

O relatório indica que a rede social encoraja os utilizadores a verem desinformação e incentiva-os a interagir com essas publicações, passando a exibir cada vez mais conteúdo extremista. De notar que há várias organizações sem fins lucrativos a apelar ao Facebook que corrija o algoritmo das suas redes sociais (entre elas o Instagram) para que deixe de ser exibida desinformação.

“Investigações passadas mostraram que a desinformação é partilhada e tem mais interações do que factos em redes sociais. Pior onde, grandes níveis de interação aumentam a probabilidade de observadores neutros interagirem com o conteúdo. Para o Instagram e para os seus algoritmos, um clique é uma vitória não importa o conteúdo”, afirmou o CEO da CCDH, Imran Ahmed, de acordo com o The Next Web.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório