Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

'Supremo' do Facebook quer investigar algoritmo da rede social

O Oversight Board quer deixar de rever casos individuais e focar-se na forma como o algoritmo do Facebook influencia o que surge nos ‘feeds’ dos utilizadores.

'Supremo' do Facebook quer investigar algoritmo da rede social

O Oversight Board do Facebook - também conhecido como ‘Supremo Tribunal’ da empresa - pretende ganhar acesso ao algoritmo da rede social, procurando perceber de que forma é que atua para determinar o que surge nos ‘feeds’ dos utilizadores.

De acordo com comentários feitos ao The Guardian por um dos 20 membros do Oversight Board, parece que se está a instaurar uma frustração pelo método de rever cada caso individualmente. “Estamos um pouco frustrados por dizer apenas ‘apaga’ ou ‘deixa estar’”, apontou Alan Rusbridger, ex-editor do The Guardian que faz parte do Oversight Board.

“O que acontece se quiseres tornar algo menos viral? O que acontece se quiseres criar uma intersticial? O que acontece se, sem comentar em qualquer caso atual, não quiseres banir uma pessoa para sempre mas quisesses colocá-la num ‘caixote de pecado’ para que se se portassem mal novamente as pudesses mandar embora?”, questionou-se Rusbridger.

Não é claro se o Facebook pretende conceder acesso ao seu algoritmo, mesmo tratando-se do seu ‘Supremo Tribunal’.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório