Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

TikTok usado para direcionar ódio contra pessoas LGBTQ

O algoritmo usado na página ‘For You’ pode servir para facilitar assédio da parte de utilizadores homofóbicos e transfóbicos.

TikTok usado para direcionar ódio contra pessoas LGBTQ
Notícias ao Minuto

11:25 - 01/03/21 por Miguel Patinha Dias

Tech TikTok

O sucesso do TikTok está sobretudo no algoritmo da página ‘For You’, que permite que os utilizadores da app tenham sempre conteúdo fresco adequado aos seus gostos e preferências. No entanto, este algoritmo também pode ser usado para facilitar campanhas de assédio dentro da app, com o Business Insider a ter lançado uma reportagem onde detalha a forma como o TikTok é usado para direcionar ódio a pessoas da comunidade LGBTQ.

Como conta a publicação norte-americana, utilizadores homofóbicos e transfóbicos fazem uso de hashtags da comunidade LGBTQ para levar a cabo campanhas de ódio. Por conseguinte, a pesquisa destas hashtags leva o TikTok a recomendar conteúdo semelhante no futuro, o que acentua ainda mais este tipo de comportamento.

Alguns criadores de conteúdos chegam até a dizer que a transfobia no TikTok é mais intensa do que em outras redes sociais, com o algoritmo da app a tornar viral qualquer vídeo com interações.

“Com o TikTok, o teu vídeo pode acabar no ‘lado errado’ da aplicação a qualquer dia, a qualquer altura. Depois ‘explode’ e continua a crescer e a crescer”, afirmou Aiden Mann, um homem trans de 26 anos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório