Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Perseverance envia novo vídeo, imagens inéditas e... sons de Marte

Há um novo vídeo que chega de Marte. Nele é possível assistir ao momento da aterragem no 'Planeta Vermelho'. Mas há mais novidades. Som, o primeiro som que chega de Marte.

Perseverance envia novo vídeo, imagens inéditas e... sons de Marte
Notícias ao Minuto

19:14 - 22/02/21 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

A NASA revelou, esta segunda-feira, um novo vídeo do rover Perseverance que aterrou em Marte pelas 20h56 de Lisboa da passada quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

Nas imagens é possível assistir à aterragem no 'Planeta Vermelho', uma missão não tripulada da NASA que foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA.

Uma das questões destacadas pelos especialistas é que a aterragem decorreu sem quaisquer percalços - nas imagens não há vestígios de fumo ou de ruturas. Além disso, garantem que o rover Perseverance está "saudável" e a funcionar bem após a chegada e estada já de quatro dias no 'Planeta Vermelho'.

Assista aqui ao vídeo da aterragem na superfície de Marte:

E som de Marte? Verdade, esta foi outra das novidades partilhadas hoje pela NASA. Ouça aqui:

Além do vídeo, a NASA revelou também novas imagens da superfície de Marte:

O robô Perseverance tem como missão recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta, embora só devam chegar à Terra no início da próxima década.

As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do Perseverance recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo. A aterragem foi na cratera de Jezero.

A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20h48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo. A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.

O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.

Leia Também: Olá, Houston? NASA revela mais imagens da superfície de Marte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório