Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Olá, Houston? NASA revela mais imagens da superfície de Marte

A equipa responsável pelo pouso do robô 'Perseverance' em Marte divulgou esta sexta-feira mais imagens do 'planeta vermelho'.

Olá, Houston? NASA revela mais imagens da superfície de Marte
Notícias ao Minuto

19:40 - 19/02/21 por Notícias ao Minuto

Tech Marte

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) revelou esta sexta-feira novas fotografias captadas pelo rover 'Perseverance' na superfície de Marte.

A primeira mostra o rover na sua aproximação final, parecendo flutuar sobre o planeta, já com o paraquedas aberto. Foi captada pelo Mars Reconnaissance Orbiter, que permanece em órbita.

O 'Perseverance' é visto a pouco mais de dois metros do solo, a ser colocado com precisão na superfície do planeta por cabos ligados a uma grua no céu, com a poeira avermelhada a ser levantada pelos propulsores.

Noutra é possível ver o rover momentos antes de aterrar, na quinta-feira, graças a uma câmara que estava instalada no 'jetpack'.

Duas imagens adicionais mostram de forma muito nítida a superfície do 'planeta vermelho', sendo possível distinguir as formações rochosas. Uma delas, mostra parte de uma das rodas traseiras do robô.

A NASA prometeu divulgar mais imagens durante os próximos dias, assim como o áudio registado da descida - algo que a equipa responsável por coordenar a operação esperava que já ser possível esta sexta-feira.

Depois de uma viagem de seis meses - e 470 milhões de quilómetros depois -, o robô 'Perseverance' aterrou esta quinta-feira, pelas 20h56 de Lisboa, na superfície de Marte, para recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) equipou o veículo que viajou até Marte com 25 câmaras e dois microfones, que foram ligados enquanto atravessava a atmosfera do planeta.

As amostras recolhidas não deverão chegar à Terra antes do início da próxima década.

Leia Também: Missão bem sucedida. Perseverance já aterrou em Marte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório