Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

NASA. Vila que deu nome a cratera em Marte animada com aterragem de rover

Os habitantes de Jezero estão a preparar-se para assistir ao momento em conjunto na única escola da sua comunidade.

NASA. Vila que deu nome a cratera em Marte animada com aterragem de rover
Notícias ao Minuto

19:00 - 17/02/21 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

Os habitantes da vila de Jezero, na Bósnia-Herzegovina, estão a antecipar com grande animação o momento em que o rover 'Preserverance' da NASA aterre na cratera em Marte batizada com o nome da sua vila. Os mil moradores deverão reunir-se em frente de um ecrã gigante na única escola da comunidade.

O rover da NASA vai tentar a aterragem difícil já amanhã, quinta-feira. Esse será um dia histórico para os habitantes de Jezero, que esperam que a aterragem na cratera do planeta vermelho lhes traga também algumas recompensas terrestres, conta a Associated Press.

Alguns expressam sentimentos de orgulho, algo raro no meio das adversidades e da pobreza que permanecem enraizadas desde a guerra da Bósnia na década de 90. “Quando ouvi pela primeira vez na TV que a NASA deu o nome 'Jezero' a uma cratera em Marte, fiquei surpreso e pensei, 'algo de bom finalmente está a acontecer connosco. Depois de anos de dificuldades, talvez este seja um sinal de que podemos finalmente seguir em frente '”, disse Milan Kotanjac, um dos habitantes da vila, citado pela AP, acrescentando que "é muito importante para o município e para a nossa gente".

Muitos locais esperam que a exploração da cratera de Marte possa atrair mais atenção e visitantes para o seu pequeno pedaço de terra no universo, um vale verdejante na Bósnia adjacente ao lago Pivsko, e alimentado por um rio.

Foi em 2019 que a NASA deu a novidade às autoridades locais sobre os seus planos de batizar a cratera de 45 quilómetros de largura em Marte com o nome da vila, pois esta já tinha sido um lago alimentado por um rio como o Pivsko, nos arredores de Jezero (cujo nome significa 'lago' no idioma local).

O rover 'Perseverance' dirige-se esta quinta-feira para um pedaço compacto - de 8 quilómetros por 6,4 quilómetros - à beira de um antigo delta de rio. O local está cheio de penhascos, fossos, dunas de areia e campos de pedras, qualquer um dos quais poderá condenar a missão. O terreno, anteriormente submerso, pode conter provas de antigas formas de vida e espera-se que o rover recolha amostras no local para retornar à Terra.

Leia Também: Planetário de Espinho antecipa online chegada de robô da NASA a Marte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório