Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Facebook considerou vacas a pastar demasiado sensuais

Um erro no algoritmo da rede social fez com que várias fotografias de Mike Hall fossem rejeitadas. O fotógrafo acabou por ser banido da área de anunciantes.

Facebook considerou vacas a pastar demasiado sensuais

É graças a algoritmos que o Facebook consegue manter a rede social livre de imagens consideradas demasiado violentas ou sexuais mas, ainda que seja uma forma eficaz de manter a plataforma ‘limpa’, não significa que por vezes não sejam cometidos alguns erros.

Foi o que aconteceu com a Northwall Gallery, uma pequena galeria online que foi acusada de partilhar na rede social fotografias consideradas “manifestamente sexuais”. As fotografias em questão? Uma equipa de cricket, dois pássaros no seu ninho, a fachada de um edifício e umas vacas a pastar no campo.

O responsável pela galeria, o fotógrafo Mike Hall, foi então proibido pela rede social de anunciar na plataforma, ficando vários meses à espera que a rede social percebesse o erro e decidisse anular o castigo. Atualmente, Hall já consegue usar a rede social sem qulquer limitação.

“Tivemos de submeter toda a nossa informação para provarmos que éramos um negócio legítimo e depois organizámos a loja para vender fotografias. Começámos a ter rejeições ao carregar fotografias por várias razões loucas, o que nos levou a recorrer. Tive de continuar a dizer ‘Isto não é manifestamente sexual - são duas vacas num campo’ e ‘como é que a fotografia abstrata de ondas num lago vende produtos sexuais?’. De início pensámos que era um erro mas, em novembro, uma carta disse-me que me tinham banido completamente dos anúncios”, contou Hall de acordo com o Metro.

Entretanto, o Facebook admitiu o erro e pediu desculpa a Hall por “qualquer inconveniência que possa ter sido causada”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório