Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Centenas de opositores à expansão da Amazon mobilizam-se em França

Várias centenas de militantes concentraram-se hoje em diversas cidades francesas para protestar contra a Amazon, incluindo perto do emblemático Pont-du-Gard (sudeste) onde o gigante norte-americano de venda por correspondência pretende instalar um armazém de 38 mil metros quadrados.

Centenas de opositores à expansão da Amazon mobilizam-se em França
Notícias ao Minuto

21:34 - 30/01/21 por Lusa

Tech Amazon

Ao responderem ao apelo de associações que lutam contra este projeto situado na região de Fournès, património cultural mundial, cerca de 800 pessoas segundo a polícia, e 1.400 segundo os organizadores, plantaram hoje arbustos frente a duas grandes faixas com as frases "Stop Amazon", e "Nem aqui nem em outro local".

Foi ainda formada uma cadeia humana para demonstrar a amplitude do projeto, previsto ao longo da autoestrada A9 em 14 hectares.

"Há dois anos que os habitantes de Fournès e dos arredores lutam contra a construção de um enorme entreposto da Amazon. No início estavam isolados, mas conseguiram travar o projeto devido a recursos jurídicos" que estão em curso, disse à agência noticiosa AFP Raphaël Pradeau, porta-voz nacional da associação Atac.

Cerca de 200 pessoas também participaram na manhã de hoje numa concentração em Carquefou, arredores de Nantes (oeste), frente a um armazém logístico da Amazon, segundo os organizadores.

"Denunciamos o facto de a Amazon destruir mais empregos do que aqueles que cria, e que são empregos precários que originam doenças, sobretudo em termos de problemas musculoesqueléticos", declarou à AFP Sophie Jallier, porta-voz do coletivo que convocou este protesto.

Em Ensisheim, leste do país, uma manifestação também juntou uma centena de pessoas contra a construção de um armazém gigante num terreno de mais de 15 hectares de antigas terras agrícolas.

Em comunicado, a direção da Amazon France considerou que o grupo "tornou-se um alvo para certas organizações que desejam divulgar as causas que representam". Recorda ainda que "mais de 11 mil empresários e comerciantes franceses dependem da Amazon para desenvolver as suas atividades e os seus empregos".

Leia Também: Parler perde na justiça norte-americana e Amazon não restaura rede social

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório