Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Twitter bloqueia conta da embaixada da China nos EUA por "desumanização"

A rede social Twitter bloqueou a conta da embaixada da China em Washington após uma mensagem ter referido que as mulheres uigures em Xinjiang se emanciparam e deixarem de ser "máquinas de fazer bebés".

Twitter bloqueia conta da embaixada da China nos EUA por "desumanização"
Notícias ao Minuto

18:19 - 21/01/21 por Lusa

Tech Twitter

Uma das decisões finais da administração de Donald Trump esta semana consistiu em declarar que as políticas e ações da China face aos muçulmanos e outras minorias na região do Xinjiang (noroeste) constituem "crimes contra a humanidade" e "genocídio".

O principal motivo da declaração relaciona-se com o controlo da natalidade imposto aos uigures, indica a agência noticiosa Associated Press (AP).

Outro motivo citado consiste no trabalho forçado dos uigures, que a AP relacionou em anterior reportagem a diversos produtos importados para os Estados Unidos, incluindo vestuário e componentes eletrónicos, em particular câmaras e monitores de computador.

Em 07 de janeiro, o Twitter disse que o 'tweet' da embaixada chinesa violava a política da rede social sobre desumanização.

De acordo com esses pressupostos, é proibida "a desumanização de um grupo ou pessoas com base na sua religião, casta, idade, incapacidade, doença grave, origem nacional, raça ou etnicidade".

A conta da embaixada chinesa não emitiu novos 'tweets' desde 08 de janeiro. Para desbloquear a conta, a embaixada deveria apagar a mensagem em causa.

A Embaixada da China dos EUA não respondeu a um pedido para comentar esta decisão.

No entanto, na quarta-feira, um dia após o secretário de Estado cessante, Mike Pompeo, ter qualificado de "genocídio" a atuação da China, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês descrever Pompeo como um "palhaço apocalíptico" e indicou que essa designação apenas consiste numa "peça de lixo".

Leia Também: EUA. Twitter transfere contas oficiais do governo para Biden

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório