Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Parler. A rede n.º 1 dos apoiantes de Trump ficou em maus lençóis em 24h

Utilizadores de Twitter e Facebook descontentes com suspensão de Trump nas redes sociais recorreram ao Parler, que, em menos de um dia, foi removida de várias plataformas.

Parler. A rede n.º 1 dos apoiantes de Trump ficou em maus lençóis em 24h
Notícias ao Minuto

10:12 - 10/01/21 por Notícias ao Minuto

Tech Redes Sociais

A rede social que muitos apoiantes de Donald Trump publicitaram no Twitter - depois da suspensão do governante norte-americano naquela plataforma - está a sofrer consequências significativas por se ter assumido como uma plataforma para "liberdade de discurso", uma alternativa às redes sociais convencionais.

Nos últimos meses, a Parler granjeou de um crescimento meteórico nos Estados Unidos, por causa de milhões de apoiantes do presidente republicano que migraram para lá do Facebook e do Twitter, à medida que estas redes foram apertando as restrições à desinformação e incitação de violência.

Na sexta-feira, o Twitter decidiu pela suspensão definitiva da conta de Donald Trump, depois de uma "revisão minuciosa" das duas últimas mensagens do presidente cessante, nas quais defendia os apoiantes e anunciava que não assistiria à cerimónia de tomada de posse do presidente eleito, o democrata Joe Biden, em 20 de janeiro.

No sábado de manhã, o Parler era a aplicação grátis mais descarregada na loja virtual da Apple, nos Estados Unidos. No sábado à noite, porém, já estava em muito maus lençóis.

Primeiro, a Apple e a Google removeram a app das suas lojas virtuais, justificando que a plataforma não escrutinava de forma satisfatória as publicações dos seus utilizadores, permitindo a incitação de violência e crime - mesmo depois de ter sido avisada pela Apple que precisava de fazer esse controlo. Depois, no sábado à noite, a Amazon avisou a Parler que iria removê-la dos seus servidores por violações consecutivas das regras de utilização da multinacional. De acordo com o New York Times, a Amazon enviou à Parler 98 exemplos de publicações no seu site que incitam à violência e que a maior parte continuam ativos.

Se a Amazon cumprir a ameaça, isso significaria que toda a plataforma da Parler ficaria offline até encontrar um novo servidor.

"Responsabilidades mais claras para as plataformas 'online'"

Recorde-se que as plataformas digitais, como o Facebook e o Twitter, podem ser obrigadas a partilhar dados com autoridades reguladoras da União Europeia (UE) perante "preocupações concretas" sobre desinformação, para evitar motins como os ocorridos esta semana nos Estados Unidos.

A nova Lei dos Serviços Digitais, apresentada em meados de dezembro passado pela Comissão Europeia ao Conselho e ao Parlamento Europeu, define "responsabilidades mais claras para as plataformas 'online'" e "regras para assegurar uma maior responsabilização sobre o modo como as plataformas moderam os conteúdos", nomeadamente as chamadas 'fake news', informou fonte oficial do executivo comunitário à agência Lusa.

Leia Também: Twitter apaga mensagem de líder do Irão sobre vacinas ocidentais

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório