Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Facebook: Deteção de abusos de menores prejudicada por novas normas da UE

As novas normas da UE proíbem análises automáticas a mensagens privadas.

Facebook: Deteção de abusos de menores prejudicada por novas normas da UE
Notícias ao Minuto

22:11 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Tech Facebook

O Facebook 'desligou' algumas das suas ferramentas de deteção de abusos de menores na Europa, devido às novas normas implementadas pela União Europeia (UE).

De acordo com a BBC, a empresa disse não ter tido escolha em desativar alguns destes mecanismos, devido às novas diretrizes de privacidade da UE, que proíbem análises automáticas a mensagens privadas.

Ainda assim, os restantes instrumentos do Facebook destinados a identificar conteúdos ilegais ou relacionados com abusos de menores permanecem ativos.

"Tanto a UE como as maiores e mais poderosas empresas de tech do mundo não conseguiram encontrar uma forma de impedir isto. É um dia triste para as crianças europeias (...) Estamos a caminhar para um mundo estranho, no qual as leis sobre a privacidade e gestão de dados na Internet facilitam pedófilos a terem contacto com crianças ou pessoas a circularem e aguardarem imagens de menores a serem violados", disse John Carr, responsável pelo 'Children's Charities' Coalition on Internet Safety'.

A novas normas de privacidade estão previstas na Diretiva Privacidade e Comunicações Eletrónicas, da UE, que impõe regras mais rígidas sobre o uso de dados em serviços de comunicação que operam em países que fazem parte da UE. Segundo o documento, a diretiva tem como objetivo garantir a proteção dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos dos Estados-membros, nomeadamente, o direito à privacidade e à confidencialidade, no que respeita o tratamento de dados pessoais no sector das comunicações. As normas têm ainda como intuito assegurar a livre circulação desses dados e de equipamentos e serviços de comunicações eletrónicas na Comunidade.

Leia Também: Facebook desativou opções do Messenger e do Instagram

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório