Twitter bloqueou 'tweets' de Trump "inadvertidamente" e voltou atrás

Publicações do presidente norte-americano já podem ser comentadas, mas continuam marcadas como "disputadas".

Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

© Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/12/2020 17:40 ‧ 12/12/2020 por Notícias ao Minuto

Tech

Donald Trump

A rede social Twitter impediu, este sábado, que alguns 'tweets' feitos por Donald Trump sobre as eleições presidenciais (com alegadas informações falsas) recebessem comentários ou 'gostos' por parte dos utilizadores, mas apenas brevemente, revertendo depois a ação, que indicou ter sido tomada "inadvertidamente".

Foram os próprios utilizadores que deram pela alteração ao início da manhã deste sábado, que foi aplicada, em primeiro lugar, ao 'tweet' onde o presidente escrevia que "o povo norte-americano foi enganado e o nosso país está desgraçado", depois de ter sido anunciado, na sexta-feira, que o Supremo Tribunal, a maior instância judicial, recusou todos os recursos interpostos pelos republicanos para anular resultados eleitorais desfavoráveis, em determinados estados.

Quando alguém tentava responder ou fazer 'gosto' na mensagem, era redirecionado para uma mensagem onde o Twitter explicava porque é que as funções tinham sido desativadas. "Tentamos impedir que um 'tweet' como este, que viola as regras do Twitter, chegue a mais pessoas, portanto desativámos a maior parte das maneiras de interagir com ele".

Notícias ao Minuto Exemplo da mensagem exibida© Twitter

Porém, algumas horas depois, a plataforma do 'pássaro azul' voltou atrás, permitindo aos utilizadores fazer 'gosto' e comentar, ainda que mantendo os avisos de que o conteúdo da mensagem é disputado.

"Agimos inadvertidamente para limitar a interação no 'tweet' assinalado que referenciam", respondeu a plataforma ao Business Insider. "Esta ação foi revertida e agora pode interagir-se com o 'tweet', mas, em linha com a nossa política de integridade cívica, vamos manter a sinalização [de conteúdo duvidoso] para que seja dado mais contexto a quem o possa ver".

Leia Também: Turquia multa em três milhões Facebook, Twitter e outras plataformas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas