Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Nova expansão de 'World of Warcraft' tem música de um português

O compositor português Pedro Macedo Camacho foi um dos músicos que escreveu a banda sonora para a mais recente expansão de 'World of Warcraft', intitulada 'Shadowlands', lançada esta segunda-feira, dia 23.

Nova expansão de 'World of Warcraft' tem música de um português
Notícias ao Minuto

06:07 - 24/11/20 por Lusa

Tech Videojogos

'Shadowlands' é a oitava expansão do jogo online 'World of Warcraft', criado em 2004 pela empresa norte-americana Blizzard Entertainment e, da equipa de músicos que compôs a música original, faz parte, pela primeira vez, um compositor português.

"Quase toda a gente vai dizer que é impossível concretizar sonhos, mas às vezes é possível", afirmou o compositor madeirense à agência Lusa.

Pedro Macedo Camacho, 41 anos, contou que sempre quis participar na banda sonora de 'World of Warcraft', até porque cada jogo que a Blizard Entertainment lança, e que é jogado por milhões de utilizadores, implica um nível de produção "de filme de Hollywood".

O músico disse ter ficado surpreendido quando recebeu um convite, há um ano, para participar na equipa de composição, depois de, em anos antes, ter tentado colaborar com a empresa, sem receber respostas positivas.

Pelo caminho, Pedro Macedo Camacho foi fazendo o seu percurso na música, compondo tanto para concerto como para publicidade e outros videojogos.

"Eu não faço distinção entre cinema, publicidade, música para jogos. Eu acho que há dois tipos de música, boa e má, e eu tento fazer boa música. Acho que escrevo para um videojogo com igual seriedade e dedicação tal como escreveria para uma peça clássica", disse.

Pedro Macedo Camacho, nasceu e vive no Funchal, na Madeira, começou a estudar música aos 16 anos, passou pelo Conservatório de Música de Lisboa e pela Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e iniciou a carreira no mundo dos videojogos em 2006.

Do trabalho de composição, Pedro Macedo Camacho destaca o "Te Deum" que a Orquestra Clássica da Madeira estreou em dezembro no ano passado. Em 2012 escreveu "Requiem a Inês de Castro", encomendado no âmbito das comemorações dos 650 anos da trasladação do corpo de Inês de Castro para o Mosteiro de Alcobaça.

Na área dos videojogos, Pedro Macedo Camacho escreveu ainda música para 'Civilization 5', 'Witcher 3' e para o projeto 'Star Citizen', no qual está ainda envolvido.

Leia Também: Comando da PlayStation 5 será compatível com jogos da Steam

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório