Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Apple prolonga isenção das comissões para aplicações com cursos online

A Apple fez mais uma cedência na disputa que enfrenta com empresas que promovem cursos pagos 'online' a particulares através de dispositivos da gigante tecnológica, e prolongou a isenção das comissões cobradas até junho de 2021.

Apple prolonga isenção das comissões para aplicações com cursos online
Notícias ao Minuto

06:43 - 24/11/20 por Lusa

Tech Apple

"As apps [aplicações] que promovem eventos 'online' pagos e em grupo ao vivo devem fazê-lo através de compra na nossa plataforma, segundo as nossas regras (...) mas suspendemos essa exigência", destacou hoje a empresa norte-americana, através de um comunicado.

A isenção estende-se assim até 30 de junho de 2021, permitindo que os cursos 'online' economizem os 30% de comissão que são normalmente cobrados pela Apple, noticia a agência AFP.

Várias empresas que desenvolvem aplicações, como a Epic Games, produtora do famoso videojogo Fortnite, a Spotify [música] ou a Match Group [Tinder], estão contra o 'imposto da Apple', que consideram alto e injusto.

A empresa fabricante do iPhone tem respondido constantemente às críticas lembrando que os custos são necessários para garantir o bom funcionamento da sua plataforma de download [App Store], e em concreto da segurança do sistema de pagamento.

Na semana passada a Apple já tinha feito uma grande concessão, reduzindo para metade a comissão cobrada a pequenas empresas de desenvolvimento de aplicações, que representam a maioria, segundo a gigante norte-americana.

A partir de 01 de janeiro de 2021 a comissão pode ser reduzida para 15% nas vendas de aplicações na App Store, bem como nas compras de produtos e serviços digitais dentro das aplicações, para empresas que não tenham ultrapassado um milhão de dólares de lucro, após aplicadas estas taxas, no ano passado.

A Epic Games, que em agosto tinha tentado contornar osistema de pagamento da Apple, e, desta forma, o pagamento das taxas obrigatórias, viu o videojogo Fortnite ser banido da App Store.

As duas empresas caminham agora para um julgamento que pode acontecer em julho de 2021.

Leia Também: Elon Musk acusa rival chinesa de roubar código da Tesla e da Apple

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório